Observador Municipal apresenta dados aos secretários

Por: Nerci Marcello

 

O engenheiro Pedro Luiz Garcia, que há sete meses foi empossado como Observador Municipal (Ombudsman), esteve na tarde desta quinta feira (10), no sexto andar do Paço Municipal, e apresentou ao Prefeito José Crespo e Secretários relatório das anotações obtidas nesses primeiros meses da ação de sua função, que é a de observar e mostrar problemas e dar dicas de soluções. Desde a mais simples até algumas mais sofisticadas foram apresentadas pelo observador através de fotos e textos sempre com o intuito de melhorar a imagem da cidade e facilitar a vida de todos os munícipes sorocabanos, a quem ele exemplarmente está representando.

Sua primeira observação, que foi apresentada na sua posse no dia 26 de abril, como um exemplo do que ia ser seu trabalho, foi a de um gradil com ponta exposta para a pista, posição que em caso de acidente poderia levar muito perigo até óbito devido a maneira fixada. Agora sete meses depois, por imagem, ele mostrou um acidente ocorrido e graças a eliminação da ponta e a colocação de uma curva até a base, o pior foi evitado.

Foram inúmeras as colocações do observador, que segundo o prefeito tem uma visão externa, a mesma da população, mas com autonomia total para fazer seus relatórios. “Pedro Garcia não é politico, mas uma pessoa bem articulada e respeitada pela sociedade, recebi vários relatórios e pedi que fizesse-o essa apresentação a todo secretariado, tenho certeza que vai ser muito útil e nos ajudar em vários sentidos, pois tudo foi feito com bom senso e critica construtiva”, disse o Prefeito.

Outra observação e prontamente executada foi sobre uma ponte de madeira colocada na a travessia de um córrego entre o Jardim Monterrey e Jardim Rodrigo. Crianças e pais atravessavam diariamente sobre uma tubulação com um diâmetro de 50 centímetros e sem nenhum apoio. Hoje, poucos dias depois de seu relatório, já está colocado ao lado da tubulação uma ponte de madeira com gradil e numa altura que mesmo com enchente não será alcançada pela água. Enfim muitos foram os exemplos, um outro que chamou a atenção também foi a de se colocar sensor nos conteiner de lixo, mas acrescentou que com o avanço da tecnologia um celular utilizando o QR codi, resolve o problema com muito menos recurso.

Para terminar disse ver o governo José Crespo como um avião acima das nuvens navegando em calmarias. “O perigo de acidente com um avião e muito maior na hora da decolagem e aterrizagem. A decolagem já foi agora estamos no momento da calmaria, mas com cuidado a aterrizagem também pode ser sem problemas. O governo José Crespo no meu entender fez dois gols de placa: o apostilamento do Sesi em nossas escolas e a gestão compartilhada na saúde”, disse Pedro Garcia.

No final foi aplaudido por todos os presentes pela clareza e naturalidade de suas exposições mostrando ser muito útil para bom andamento da cidade.

 Muito Mais Por Sorocaba!

Fotos – Felipe Pinheiro

 

Tags: