1° Encontro de Professores Multifuncionais reúne cerca de 50 pessoas

Na manhã desta sexta-feira (23), a Secretaria da Educação realizou o primeiro encontro de professores que atuam no atendimento educacional especializado na rede municipal de ensino. A reunião ocorreu no CRE- Centro de Referência em Educação, contou com a presença da secretária Marta Cassar, 39 professores da sala de recursos multifuncionais, 3 professores da classe hospitalar, gestores de desenvolvimento educacional e profissionais da equipe de Divisão da Educação Especial.

A reunião explicitou os serviços oferecidos pelo sistema educacional municipal, enfatizando o atendimento às  necessidades específicas de cada estudante. Foram abordados assuntos relativos  a educação inclusiva e as ações do Centro de Referência em Educação em apoio às Instituições Educacionais na oferta de uma educação de qualidade para todos.

Os estudantes, público alvo do atendimento educacional especializado terão acesso as salas de Recurso – ambientes que possuem equipamentos, mobiliários e materiais didáticos  para a oferta do atendimento necessário ao desenvolvimento de cada estudante, considerando as suas especificidades. Serão 39 unidades com Salas de Recursos Multifuncionais (AEE – Atendimento Educacional Especializado), em que crianças com deficiência, superdotação, altas habilidades, transtornos globais do desenvolvimento serão atendidas.

O atendimendo aos estudantes é realizado no contraturno por professor com formação em Educação Especial, cujas ações destacam-se no processo de identificação, elaboração e organização recursos pedagógicos e de acessibilidade em consonância com a equipe pedagógica e divisão da educação especial. O professor do AEE é um dos articuladores dos benefícios oferecidos pela Prefeitura de Sorocaba em prol dos estudantes com necessidades especiais.

As 39 unidades escolares com as Salas de Recurso poderão receber estudantes matriculados em outras unidades e que necessitem de atendimento. Além do atendimento aos estudantes no ambiente escolar, o sistema educacional municipal oferece o atendimento em classe hospitalar do GPACI. Esses estudantes em atendimento ambulatorial tem o direito a educação garantido. Para outras informações sobre o AEE e as instituições educacionais com salas de Recurso, a Secretaria da Educação estará a disposição no telefone: (15) 3237 9080 ou no Centro de Referência em Educação, localizado a Rua Artur Caldini, 211, no Jardim Saira.

Tags: