13 Agentes Comunitários de Saúde receberam capacitação de saúde bucal

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

Com o objetivo de promover a saúde para a comunidade, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), capacitou 13 Agentes Comunitários de Saúde sobre saúde bucal, na última semana de março. A capacitação foi realizada na Unidade Básica de Saúde da Vila Barão e foi liderada pelas dentistas e coordenadoras da Saúde Bucal do município, Ana Paula Vallilo e Paula Ferreira da Silva.

Durante quatro horas, os agentes receberam orientações em relação à importância da saúde bucal, como a maneira adequada de fazer a escovação e uso do fio dental. Além desse tema, os servidores também receberam instruções sobre o trabalho em equipe e motivação profissional.

De acordo com a SES, novas capacitações serão aplicadas durante este ano para os agentes da rede. Alguns servidores receberam esse treinamento pela primeira vez e outros tiveram a chance de reforçar o conhecimento. Todo esse aprendizado será repassado à comunidade, através de visitas domiciliares aos cidadãos e ações territoriais que envolvem UBSs e população. Nessas iniciativas, os agentes terão a chance de promover a saúde bucal a todos.

Para a coordenadora da Saúde Bucal, Ana Paula Vallilo, é motivante produzir uma capacitação a esses profissionais, pois são muito aplicados e fazem questão que esses eventos de aprendizado aconteçam. “O nosso objetivo é fazer com que os Agentes Comunitários de Saúde se apropriem do conhecimento sobre saúde bucal e sejam multiplicadores das orientações realizadas”, explicou a dentista.

Tags:,