130 famílias recebem título de posse de suas casas em Sorocaba

Por: Bruno Rodrigues
Jairo Barth: 45 anos depois, o sonho da posse da casa realizado

Fotos: Fernando Abreu

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, participou na manhã deste sábado (14) de entrega do título de posse a 130 famílias moradoras de Sorocaba. O evento teve a presença do secretário estadual da Habitação, Flávio Amary, e foi realizado na EE “Profª Nazira Nagib Jorge Murad Rodrigues”, no Núcleo Habitacional Gualberto Moreira, e faz parte do Programa Casa Legal, parceria das secretarias de Habitação do Estado e do Município.

A emoção e a expectativa marcaram a solenidade que contou com as presenças da deputada estadual Maria Lúcia Amary, de secretários municipais e dos vereadores Fernando Dini (presidente da Câmara) e Wanderley Diogo, além de representantes de outras cidades, como Piedade, Boituva e Angatuba.

O aposentado Jairo Barth, de 72 anos, foi um dos contemplados com o título de posse de sua casa. Morador do bairro há 45 anos (desde 1974) conta que há pelo menos duas décadas lutava para ter o documento que lhe desse a segurança sobre a propriedade da casa onde mora. “Quando viemos para este bairro aqui era tudo mato. Há 20 anos nós lutamos para regularizar a situação da nossa moradia. Hoje é um dia de muita alegria pra mim e para minha família”, comemorou “seo” Jairo com o esperado documento nas mãos.

Sonhando há quase 40 anos com o dia em que teria a segurança sobre a posse da casa onde mora, dona Ilda Vicente Silva, de 79 anos, se dizia feliz com o documento que receberia durante a cerimônia. “Sou moradora daqui desde dezembro de 1981. Depois de todos esses anos, finalmente, encontramos um governo que olhasse com atenção para nós. Após esse tempo todo esperando, hoje é um dia de muita alegria e de agradecer bastante. Esse documento representa muito na minha vida”, disse emocionada.

Direito Universal

Em seu pronunciamento, a prefeita Jaqueline Coutinho destacou a importância do direito de propriedade garantido àquelas famílias. “Esta data festiva é muito importante na vida dessas pessoas, pois elas estão recebendo a garantia do direito constitucional e universal. Esse documento garante às pessoas o que chamamos de porto seguro, local onde temos nossas relações familiares e pessoais consolidadas”, destaca a chefe do Executivo.

O secretário da Habitação e Regularização Fundiária do município, Sérgio Barreto, salientou a importância do apoio que a Prefeitura teve da Câmara de Sorocaba.  “A regularização da situação dessas moradias é a realização de um sonho para essas famílias. Contamos com uma imensa contribuição da Câmara para tornar isso possível”, reconheceu o secretário.

Sabor especial

Para o secretário estadual da Habitação, Flávio Amary, a entrega dos títulos em Sorocaba tem um sabor especial. “Viajamos mais de 18 mil quilômetros nos últimos meses pelo nosso Estado mas, para mim em particular, participar aqui, em Sorocaba, da entrega desse documento, que representa o reconhecimento do Estado em relação à moradia dessas pessoas, é um momento de muita alegria”, disse.

Durante o evento, Flávio Amary relatou ter o hábito de visitar uma casa antes de cada solenidade de entrega de títulos de regularização. Em Sorocaba não foi diferente. O secretário estadual da Habitação acabou quebrando o protocolo da cerimônia, relatando a visita que fez à a casa de dona Aparecida e “seo” Adélcio, que há 49 anos aguardavam essa documentação. “Eles esperavam esse documento desde o ano em que eu nasci”, brincou Amary.

Regularização

A regularização formal da situação do núcleo habitacional aconteceu por meio do programa Casa Legal, que trata da regularização jurídica de posse de áreas ocupadas de forma irregular, atendendo à Lei Municipal nº 9430/2010. Os 130 títulos entregues fazem parte das 298 matrículas imobiliárias que foram abertas no final de 2018.

Com mais de trinta anos, o Núcleo Habitacional “Gualberto Moreira”, localizado na Zona Leste de Sorocaba, conta com infraestrutura e equipamentos públicos, além de desenvolvimento local, com comércios e igrejas.

 

 

Tags: