150 árvores serão plantadas às margens do rio Sorocaba

Por: Lucas Monteiro - Programa de estágio

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), vão realizar no dia 21 de março, às 9h, um plantio de 150 mudas de árvores às margens do Rio Sorocaba, num trecho da avenida Quinze de Agosto, próximo ao Parque Porto das Águas. A ação ocorre em parceria com as cidades de Votorantim, Piedade e Ibiúna.

A atividade faz parte do calendário de eventos da Semana da Água, que celebra o Dia do Rio Sorocaba e o Dia Mundial da Água (22 de março). “A atividade tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância do rio Sorocaba para nosso município e região, realizando a recuperação de parte da mata ciliar deste manancial como uma das ações práticas em prol de sua conservação”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures.

O diretor-geral do Saae, Ronald Pereira da Silva, ressalta a importância da arborização no entorno de cursos da água e regiões de nascentes. “A cobertura vegetal evita o assoreamento do rio e contribui para a longevidade das nascentes”, explica.

Além dos municípios de Sorocaba, Votorantim, Ibiúna e Piedade, participarão dessa ação Salto de Pirapora, Itu, Porto Feliz, Mairinque, Sarapuí, Botucatu, Capela do Alto e Cerquilho, que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê. Cada cidade selecionará uma área para a realização de plantios em prol da bacia hidrográfica.

A atividade será aberta a toda população. Os interessados em participar dessa ação devem apenas entrar em contato prévio com a Sema através do e-mail: easemasorocaba@gmail.com, informando o nome e idade do participante. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3238.2366.

Tags:,