170 pessoas foram abordadas em blitz da Lei Seca

Por: Mariana Campos – comunicacao@urbes.com.br

 

A Urbes – Trânsito e Transportes abordou nesta sexta-feira (24), entre 9h e 10h30, 170 motoristas na Blitz Educativa da Lei Seca, que ocorreu na avenida Afonso Vergueiro. O objetivo foi alertar os condutores sobre o problema que envolve a ingestão de bebida alcoólica associada à direção de veículo e, assim, diminuir o número de acidentes de trânsito.

A ideia é que, ao ingerir bebida alcóolica, o munícipe opte por outro meio de voltar para casa, seja com um motorista não alcoolizado e até mesmo de táxi ou de ônibus. Um material informativo também foi entregue aos condutores.

De acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem for flagrado sob efeito de álcool (com até 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido) comete infração gravíssima (7 pontos na CNH), com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O veículo ainda fica retido até a apresentação de outro condutor habilitado e em condições de dirigir. Em caso de reincidência em menos de 12 meses, o valor da multa é dobrado, ou seja, de R$ 5.869,40.

Já o condutor que atingir ou ultrapassar o limite de 0,30 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões comete crime de trânsito, pelo artigo 306 do CTB, que prevê penas de detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

 

Tags: