1ª Feira do Livro e Autores Sorocabanos acontece neste sábado

Por: Natasha Amaral (programa de estágio)

Foto: Adriana Massa

A entrega do Prêmio Anual de Literatura será feita no evento

Com o objetivo de evidenciar a produção literária em Sorocaba, a Secretariade Cultura e Turismo promove neste sábado (16), a 1ª Flaus – Feira do Livro e Autores Sorocabanos, a partir das 9h, na Praça Coronel Fernando Prestes. O evento é aberto ao público.

A proposta do evento é do escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro, que tem por objetivo dar oportunidade aos autores sorocabanos de mostrarem seus títulos para a população. Entre os 20 escritores que participarão da feira, estão Abner Laurindo, Élcio Mário Pinto, Adriana Negrini, Roberto Flores, Dado Carvalho, Ademir Barros dos Santos, Carlos Carvalho Cavalheiro, Ana Cristina Rodrigues Henrique, Angeles Paredes Toral, Luciano Leite, entre outros.

Para o idealizador, o evento é uma ação para marcar presença e visibilidade, além de formar uma identidade capaz de produzir ações e propostas para o fortalecimento da produção literária. “Dizem que escrever é um ato solidário, creio que essa feira mostrará que a arte da escrita não pode ser mais um ato solitário. Somos muitos e estamos aqui para mostrar a nossa produção”, declara Carlos Carvalho.

Cada autor terá a oportunidade de contar sobre sua carreira e explicar as obras por um tempo de 20 minutos, um por vez. A 1ª Flaus contará com um varal de poesias de Adriana Negrini e uma exposição de fotos intitulada “O Universo Caipira”, assinada pela professora Neusa de Fátima e estudantes de Geografia da Ufscar.

A primeira edição homenageará o escritor e agitador cultural sorocabano, Armando Oliveira Lima. E nas próximas edições, uma personalidade de Sorocaba ligada às letras, será homenageada.

Os escritores e artistas que se interessarem em participar e expor suas obras nas próximas edições da feira, poderão fazer as inscrições e assinar um termo, na Biblioteca Infantil de Sorocaba, que fica na Rua da Penha, 673, Centro.

Entrega do Prêmio Anual de Literatura

Sorocaba conta com uma lei de premiação anual voltada ao fomento da produção literária desde 1986. Os inscritos são maiores de 18 anos e residem em Sorocaba. O prêmio pode contemplar até cinco participantes e cada vencedor receberá um cheque simbólico no valor de R$5 mil reais, como previsto por lei.

Os critérios de avaliação são entregues em uma ficha para três peritos especialistas em letras, credenciados em edital próprio. Os livros dos inscritos, precisam ter sido editados em 2016, sendo obrigatório o Número Internacional Padronizado (ISBN), e seguem as seguintes categorias: Ficção/romance; Ficção/novela; Ficção/contos; Biografia; Não ficção; Literatura Infantil; Literatura juvenil; Artes e fotografia; e Poesia.

A partir das 14h, acontecerá a entrega dos certificados para os vencedores do Prêmio Anual de Literatura.

Tags: