1ª Feira Social no Carandá terá ações de “Cidades de Aprendizagem”

Por: Fabiana Sorrilha

A primeira ação do conceito “Cidades de Aprendizagem” da Prefeitura de Sorocaba acontecerá neste sábado (1º/7), das 9h às 14h, no Residencial Carandá, durante a Primeira Feira Social. Nesse dia, diversas secretarias irão levar suas ações para a população residente no Carandá. A intenção da Prefeitura é facilitar o acesso aos direitos do cidadão por meio de ações que fortaleçam a apropriação e o uso do patrimônio local, disponibilizando serviços e benefícios socioassistenciais por meio das diversas secretarias municipais, organizadas exclusivamente para atendimento aos moradores. A iniciativa da Feira Social, organizada pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, em parceria com a empresa contratada pela Prefeitura, é promover o trabalho técnico social com os quase 8 mil moradores do Residencial Carandá, a Sistema Pri.

Já a Cidade de Aprendizagem é uma ação da Unesco, organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, que orienta as suas políticas públicas para promover a educação ao longo da vida, dentro e fora da escola. Em Sorocaba ela é encabeçada pela Secretaria da Educação.

Diversas secretarias municipais estão diretamente envolvidas nessa atividade e levarão suas atividades ao local. A Secretaria de Educação estará presente com ações de diálogo com crianças e jovens, além do plantão de atendimento aos moradores. A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária estará com um plantão de orientação no local. A Secretaria de Abastecimento e Nutrição levará a barraca do Educafeira, que orienta as pessoas sobre a importância do reaproveitamento integral de alimentos. A Secretaria da Cultura e Turismo levará atrações culturais e de lazer. Já a Secretaria de Igualdade e Assistência Social estará no local com o stand informativo sobre o Cadastro Único e os serviços oferecidos pelos equipamentos sociais como CRAS e CREAS. A Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins levará o ônibus de educação ambiental e exposição dos animais taxidermizados. A Secretaria da Educação levará seu plantão informativo, realizará uma assembleia infantil e informações sobre o EJA (Educação de Jovens e Adultos). A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda levará o atendimento do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e o Espaço Empreendedor. A Secretaria da Cidadania e Participação Popular fará ações voltadas às crianças e ao Conseg (Conselho de Segurança). A Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas também estará presente com ações estratégicas no residencial. A Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras oferecerá informações sobre iluminação pública, operação tapa buraco, patrolamento, coleta de lixo, pavimentação, coleta seletiva, entre outros.

Também são parceiros da ação a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que levará orientações jurídicas à população por meio de sua Comissão de cidadania e ação social e o Cartório Eleitoral levará Informações sobre a Biometria e fará atualização de cadastro eleitoral. O CIM Mulher levará orientações sobre o combate à violência doméstica. A Universidade Pauilista (Unip) oferecerá serviços nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Odontologia e Nutrição. A escola Prohair oferecerá cortes de cabelo e a QualiMoura sorteará curso técnico. O Movimento de Mulheres Negras de Sorocaba também estará presente prestando orientações e a ação Mensageiros da Alegria fará pintura racial nas crianças. Haverá também oficinas de artesanato.

Tags:,