39 fotógrafos vão registrar o rio Sorocaba neste domingo

Por: Secom Sorocaba

 

Neste domingo (25), das 8h às 12h, a Prefeitura de Sorocaba realiza a Maratona Fotográfica “Rio Sorocaba”. No total, 39 pessoas, entre fotógrafos profissionais e amadores, vão percorrer em grupos quatro trechos do rio Sorocaba para registrarem os melhores ângulos deste importante manancial da cidade.

Promovida pelas secretarias da Cultura e Turismo (Secultur) e Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e o Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, a iniciativa integra a programação em comemoração ao Dia Mundial da Água e ao Dia do Rio Sorocaba (22 de março).

“O nosso objetivo é valorizar e mostrar a importância do rio Sorocaba para a cidade e seus habitantes, assim como ampliar o acervo iconográfico da paisagem de Sorocaba e revelar novos talentos na área de fotografia”, destaca o secretário da Cultura e Turismo, Werinton Kermes.

Para isso, na noite da última quinta-feira (22), os inscritos participaram de um workshop no Barracão Cultural, quando receberam as instruções e técnicas de fotografia. A atividade integrou a programação das oficinas culturais oferecidas pela Secultur em parceria com o Governo do Estado.

Para a maratona, eles poderão usar qualquer câmera ou dispositivo com capacidade de captura de imagens no mínimo de 5 MB. Cada grupo vai percorrer um trecho diferente do rio. São eles: da Cachoeira da Chave, em Votorantim, até a Ponte Dante Sola, em Pinheiros; da Ponte Dante Sola, em Pinheiros, até a Ponte da rua Padre Madureira; da Ponte Padre Madureira até a Ponte Pinga-Pinga; e da Ponte Pinga-Pinga até a Ponte da avenida Camilo Júlio, próximo ao Parque das Águas. A saída dos quatro pontos será às 8h.

 

Avaliação

Em até cinco dias após o evento, o participante deverá entregar de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, uma mídia (CD, DVD ou pendrive) com no máximo 20 arquivos em alta resolução, com o mínimo de 5 MB, no Grupo Imagem, localizado na rua Jouber Wey, 42, no Jardim Vergueiro. O envio dos arquivos também poderá ser feito via https://wetransfer.com/ para o e-mail eventos@grupoimagem.org.br.

As fotos serão avaliadas por uma comissão julgadora, coordenada pelo fotógrafo Edeson Souza, do Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, conforme os seguintes critérios: consonância com o tema; criatividade; originalidade; estética; qualidade fotográfica (técnica); e qualidade informativa. Serão desclassificados os trabalhos que utilizarem imagens já registradas, manipuladas e logomarcas.

As fotos selecionadas serão publicadas no site da Prefeitura de Sorocaba (www.sorocaba.sp.gov.br), além das mídias sociais. Mais informações pelos telefones (15) 3211-0143 ou 3211-0578.

 

Sobre o rio Sorocaba

Um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo, o rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do rio Tietê. Possui 180 km de extensão em linha reta e 227 km, considerando o leito em seu trajeto natural. Além disso, é o mais importante manancial da região onde 1,2 milhão de pessoas, além das indústrias e agricultura, utilizam suas águas.

É formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, que se encontram no município de Ibiúna e vão se juntando com outras pequenas nascentes até o seu primeiro represamento dentro dos limites do município de Votorantim, chamado de Represa de Itupararanga. O rio Sorocaba atravessa as cidades de Ibiúna, Votorantim, Sorocaba, Iperó, Boituva, Tatuí, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista.

Tags:,