40 crianças vão participar do curso de férias Aquagito

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

O Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” receberá na próxima semana, entre 10 e 13 de julho, 40 crianças para o curso de férias Aquagito, que terá como tema “A floresta da nossa cidade”. Serão quatro dias de atividades lúdicas e aprendizado, com brincadeiras, oficinas ecológicas, bate-papo, caça ao tesouro e até uma visita ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), o curso de férias é gratuito. “Serão quatro dias de atividades educativas que vão trabalhar a questão das florestas urbanas e a biodiversidade”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures.

De acordo com a Sema, o intuito da programação é apresentar às crianças a floresta urbana, seus moradores e suas profissões (serviços ambientais que executam), além dos principais fatores que contribuem para sua degradação.

A ideia é, a partir destas curiosidades, trabalhar e fomentar algumas ações individuais e coletivas que contribuem para a manutenção das florestas e, consequentemente, para uma melhor qualidade de vida da população.

 

Aprendizado e diversão

No primeiro dia do Aquagito, por exemplo, uma das atividades será a rota “Conhecendo a Floresta do Parque”, quando as crianças vão aprender sobre as abelhas e vão fazer uma isca de abelha sem ferrão utilizando garrafa pet. A ideia é que essa estrutura confeccionada seja um chamariz para atrair as abelhas para que elas façam a sua colmeia.

Além de aprender sobre o inseto, os meninos e meninas vão conhecer algumas abelhas que existem no Parque da Água Vermelha, como a espécie jataí. A ideia é que os pequenos aprendam sobre o seu importante papel na polinização e o fato de que elas não existiriam sem a floresta e multipliquem o conhecimento em casa.

Na quarta-feira (11), a programação ocorrerá no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Uma das atividades será o caça ao tesouro. As crianças vão descobrir, através de pistas que serão deixadas pela equipe de Educação Ambiental, quem são os animais sem floresta que habitam o zoo. Eles vão ter informação, por exemplo, das curiosidades da espécie e o porquê o animal foi viver no parque, como a lobo-guará Sorocaba, que foi resgatada na casa de uma moradora do bairro Parada do Alto na época da duplicação da Rodovia Raposo Tavares.

No terceiro dia, a Sema programou a atividade “Os mistérios da Floresta da nossa cidade” no Parque da Água Vermelha, na qual o foco serão os sapos. Os participantes vão aprender sobre o anfíbio e sobre a sua reprodução. A ideia é relacionar a importância da mata ciliar para manter a água dos rios, lagos e córregos limpa para a reprodução desses animais. Uma das estratégias para esse tema será o teatro.

Já no último dia, após bate-papo, brincadeiras, torta na casa e a premiação, as crianças ainda levarão um desafio para a casa. A ideia é que os pequenos e os seus pais ajudem a plantar árvores na cidade. Para isso, cada uma poderá levar uma muda frutífera, como a jabuticaba e a pitanga, para plantar no quintal de casa ou algum local adequado próximo, e terá o compromisso de ajudar a cuidar do exemplar até que ele atinja a fase adulta.

O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. Mais informações pelo telefone (15) 3221.6643. Segue abaixo a programação completa do Aquagito:

 

Dia 10 de julho (terça-feira)

Local: Parque da Água Vermelha

08h30 – Chegada, brincadeiras, apresentação do curso e pintura facial

09h00 – Apresentação dos monitores e divisão dos grupos

09h30 – Grupo I e II: Atividade: Conhecendo a Floresta do Parque – Rota e Oficina 1

Grupo III e IV: Atividade: Conhecendo a Floresto do Parque – Rota e Oficina 2

10h30 – Higienização e Lanche coletivo

11h00 – Grupo I e II: Atividade: Conhecendo a Floresta do Parque – Rota e Oficina 2

Grupo III e IV: Atividade: Conhecendo a Floresta do Parque – Rota e Oficina 1

12h00 – Reunião com os pais e crianças no parquinho com os monitores

 

Dia 11 de julho (quarta-feira)

Local: Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”

13h00 – Chegada dos participantes e pintura facial

13h30 – Grupo I e II: Atividade: Bate-Papo com a equipe da Biologia/Vet: Cuidado com os animais que perderam a sua Floresta

Grupo III e IV: Atividade: Bate-Papo com a equipe educativa: Conhecer alguns animais que perderam a sua Floresta e as causas (Queimada)

14h10 – Grupo III e IV: Atividade: Bate-Papo com a equipe da Biologia/Vet: Cuidado com os animais que perderam a sua Floresta

Grupo I e II: Atividade: Bate-Papo com a equipe educativa: Conhecer alguns animais que perderam a sua Floresta e as causas (Queimada)

15h00 – Higienização e Lanche coletivo

15h30 – Caça ao tesouro: Conhecendo os Bichos sem floresta do Zoo

 

 

Dia 12 de julho (quinta-feira)

Local: Parque da Água Vermelha

08h30 – Chegada dos participantes, pintura facial e brincadeiras

09h00 – Grupo I e II: Atividade: Confecção da Bandeira + Grito Animal

Grupo III e IV: Atividade: Os mistérios da Floresta da nossa cidade

10h00 – Higienização e Lanche coletivo

10h30 – Grupo I e II: Atividade: Os mistérios da Floresta da nossa cidade

Grupo III e IV: Atividade: Confecção da Bandeira +Grito Animal

11h30 – Apresentação da bandeira, do Grito Animal e Encerramento

 

Dia 13 de julho (sexta-feira)

Local: Parque da Água Vermelha

08h30 – Chegada dos participantes, pintura facial e brincadeiras

09h00 – Bate-papo sobre área que será florestada pela turma

10h00 –  Mão na massa: Plantando Florestas na cidade!

11h00 – Higienização e Lanche coletivo

11h30 – Torta na cara/ Premiação e Encerramento

EM CASA Desafio familiar: Guardiões das Florestas

 

Tags: