50 auxiliares de Educação iniciam atividades na rede municipal

Por: Bruno Rodrigues

Fotos: Luis Gustavo Maganhato

Para fortalecer ainda mais a rede pública municipal de Educação, 50 auxiliares iniciam as atividades nesta terça-feira (6). Os novos servidores públicos finalizaram as fases de integração no Centro de Referência em Educação (CRE) e estão aptos para atuarem nas unidades escolares.

Os auxiliares passaram por uma série de etapas que incluíam avaliação psicológica, exame médico admissional, entrega de documentação, posse e as integrações com a Secretaria de Recursos Humanos (SERH) e Secretaria da Educação (SEDU).

Ao longo das apresentações, os profissionais recém-chamados tiveram informações de suas atribuições, rotina escolar, cuidados com as crianças e o contato com atividades lúdicas. A supervisora de ensino, Daniela de Ávila Pereira Lourenço, que participou da apresentação a respeito da súmula de atribuição destaca sobre a necessidade da recepção integradora aos novos profissionais. “A integração é importante porque permite ao profissional que ingressa na rede pública municipal conhecer os projetos educativos da Secretaria da Educação, as regulamentações e as expectativas em relação ao exercício das atribuições do cargo que ocupará”, e completa. “É importante conhecer também a rede de apoio com a qual poderá contar para desenvolver suas atividades profissionais da melhor forma possível”, explica.

O secretário da Educação, André J. Gomes, que também recepcionou os novos auxiliares ressaltou a relevância desses profissionais para a rede pública municipal. “É com muita satisfação que a Secretaria da Educação recebe estes profissionais fundamentais para o compromisso de cuidar e educar às nossas crianças”, salienta.

Auxiliares participam da integração

Pela primeira vez, as auxiliares de Educação realizaram uma apresentação sobre a rotina e a importância do papel deste profissional nas instituições de ensino de Sorocaba. A comissão dos auxiliares de Educação, que estava representada pelas experientes auxiliares, Abigail Coronetti, Anita Antônia Munhoz e Maria Maia da Cruz Clarke ficou encarregada das instruções aos novos servidores.

Maria Maia destaca a importância desta participação tanto para a comissão como para os profissionais recém-chegados. “Para a comissão é um grande progresso participar dessa integração, pois é o próprio auxiliar de Educação falando do seu trabalho, explicando as vivências com base nas questões de higiene, alimentação, saúde, além dos compromissos e responsabilidades as quais nos são atribuídas”, disse. “Nossa comissão existe há quase 10 anos e esta participação foi um passo muito importante de valorização para nossa classe, que se entrega no dia a dia nas escolas para fazer desta profissão tão nobre um exercício de competência e eficácia no trato com as nossas crianças”, conclui.

Tags: