600 árvores estão sendo plantadas às margens do rio Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Desde segunda-feira (18), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), está realizando o plantio de 600 mudas de árvores às margens do rio Sorocaba. Nas últimas três semanas, a Sema realizou o plantio de outras 2.300 árvores nativas às margens desse importante manancial, totalizando quase 3 mil unidades.

O plantio faz parte do projeto “Arboriza Sorocaba” e visa ampliar a cobertura vegetal e assim promover a recuperação da mata ciliar deste importante manancial como uma das ações práticas em prol de sua conservação.

“Cada vez que plantamos uma árvore contribuímos na neutralização dos gases de efeito estufa que são extremamente nocivos ao meio ambiente e, principalmente, à saúde. As árvores filtram o ar, absorvendo os gases de efeito estufa, e oferecem uma melhor qualidade de vida para a população”, afirma o secretário da Sema, Jessé Loures.

As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo e, em ambientes urbanos, além de todos esses benefícios, são elementos estéticos de grande valor em contraste com o árido concreto das áreas urbanas da cidade.

De acordo com a Sema, entre as espécies arbóreas que estão sendo plantadas estão o pau d’alho, jenipapo, algodoeiro, angico, aroeira pimenteira, dedaleiro, mutambo, gabiroba e sapoti.

Tags: