600 mudas de árvores serão doadas no Centro de Sorocaba

Por: Secom Sorocaba

Exposições também serão atração ao público.

A Prefeitura de Sorocaba realizará nesta sexta-feira (23), das 9h às 16h, a doação de 600 mudas de árvores na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro. A população que passar pelo local também poderá conferir a exposição “Biodiversidade de Sorocaba”, com exemplares de animais taxidermizados (“empalhados”) que habitam o rio Sorocaba, e uma exposição educativa sobre descarte correto de bitucas de cigarros, esta última realizada pela Poiato Recicla.

As ações que integram a programação da Semana da Água são promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para celebrar o Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Sorocaba (22 de março). A doação de mudas, uma ação da Sema, é intermunicipal, já que 11 municípios da região realizarão a mesma atividade no mesmo dia e horário.

O secretário da Sema, Jessé Loures, ressalta a preocupação com as questões ambientais. “É importante promovermos ações de conscientização e educação ambiental com a nossa população. É muito importante preservarmos a água, ela é fonte de vida”, reforça. A arborização contribui com o microclima da região, propiciando um melhor conforto térmico para os dias de muito calor, maior umidade relativa do ar, proteção dos corpos d’água, sem contar com o incremento de biodiversidade de insetos e pássaros que a arborização pode trazer.

De acordo com a Sema, entre as espécies que serão doadas estão a goiaba, a gabiroba, o ipê-branco e o ipê-roxo. Além de ganhar um exemplar, as pessoas serão orientadas sobre as espécies arbóreas, bem como os procedimentos para o plantio, além de obterem informações sobre a biodiversidade do rio Sorocaba.

Tags: