62% da população está satisfeita com os serviços públicos prestados pela Prefeitura, revela pesquisa

Por: Marcelo Andrade

Pesquisa de opinião pública é realizada mensalmente pela Ouvidoria Geral do Município nos dois terminais do transporte coletivo de Sorocaba

Um total de 62% da população se disse “satisfeita” com serviços públicos prestados pela Prefeitura de Sorocaba, sob a administração do prefeito José Crespo. É o que revela pesquisa de opinião pública realizada pela Ouvidoria Geral do Município, ligada à secretaria de Gabinete Central, ao longo deste mês nos dois terminais do sistema de transporte coletivo e por onde circulam mais de 120 mil pessoas por dia, moradoras das mais diversas regiões da cidade. O índice é 12,9% superior ao registrado no início do ano, ou seja, durante o mês de janeiro, quando 49,1% dos entrevistados avaliaram como “satisfeitas” os serviços públicos prestados pela atual administração.

A Ouvidora Geral, Liliana de Jesus, conta que a ação é importante para obter informações precisas sobre a avaliação da população sobre os serviços prestados, bem como as maiores necessidades da população. “Nós queremos sentir da população o que melhorou e o que piorou. A intenção é essa, de falar com maior número de pessoas possíveis em um local onde circulam sorocabanos dos mais variados bairros”, explica.

Para esta pesquisa foram avaliados os serviços de sete áreas: Saúde; Educação; Transporte Público; Limpeza Pública e Coleta de Lixo; Capinação e Roçagem; Pavimentação; e Segurança Pública. A população não precisou se identificar e puderam avaliar sobre ótimo, bom, regular, ruim, péssimo ou não sabe. A única informação necessária foi o bairro onde a pessoa reside, para tabulação dos dados.

Ao longo do mês de dezembro, profissionais da Ouvidoria Geral estiveram nos terminais Santo Antônio e São Paulo. Foram computadas 1.484 opiniões de pessoas das mais variadas idades, sexos, bairros e grau de escolaridade. Nessa avaliação 62% se manifestou como “satisfeita” pelos serviços públicos prestados pela Prefeitura. Esse porcentual inclui as avaliações entre “ótimo, bom e regular”.

Em alta

Já na avaliação dos serviços das sete áreas pesquisadas os indicadores também apontaram elevação acentuada da avaliação por parte da população. Limpeza Pública e Coleta de Lixo foram os serviços mais bem avaliados pelos entrevistados, já que 88% estão “satisfeitos” com os serviços prestados e apenas 11% disse “insatisfeita”.

Na área da Educação, o porcentual dos que estão satisfeitos com os serviços prestados pela rede foi de 65%. Em janeiro esse quesito de avaliação estava em 49,4%. Na sequência, vem o Transporte Públicos, com 61% de índice de satisfação. Em janeiro, para se ter ideia, esse índice de aprovação era de 42,6%.

Capinação e Roçagem obtivera 64% de satisfação, enquanto que Pavimentação obteve 59% da população avaliando como “satisfeita” com esse tipo de serviço, enquanto que em janeiro o porcentual desse tipo de avaliação foi de 55%.

Já a Segurança Pública obteve 56% de satisfação com os serviços prestados pela Guarda Civil Municipal (GCM), enquanto que 43% das pessoas ouvidas pela pesquisa se mostraram “satisfeitas” com os serviços públicos prestados na área da Saúde.

Esses indicadores são de extrema importância pois avaliam a qualidade dos serviços que estamos prestando aos sorocabanos e esses resultados divulgados nesses índices e avaliações indicam que estamos no caminho certo, mas que temos que trabalhar ainda mais para tornar Sorocaba uma cidade cada fez mais próspera e com qualidade de vida à população”, destaca o prefeito José Crespo.

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