779 pessoas foram imunizadas contra febre amarela em ação preventiva

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

A Secretaria de Saúde (SES), por meio da Área de Atenção Básica, imunizou 779 pessoas na quarta-feira (3), primeiro dia da ação preventiva contra a febre amarela realizada em Brigadeiro Tobias. A iniciativa acontece por orientação da Secretaria de Estado da Saúde, que preconiza medidas estratégicas de imunização em determinadas regiões de Sorocaba.


Para garantir um atendimento ágil e sem causar transtornos aos munícipes, a coordenação da UBS Brigadeiro Tobias utilizou três locais de vacinação no bairro. “Estamos vacinando as crianças no posto de saúde para facilitar o acesso ao espelho de vacinação e os adultos no prédio anexo. Para atender pessoas que moram em localidade mais afastada, temos um posto volante na Pastoral do Menor”, explicou a coordenadora da unidade, Greice Castelli. A coordenadora também informou que nesta quinta-feira (4), o posto volante está sendo realizado na entidade Ação Comunitária Inhayba, situada na Estrada do Sol, s/nº.


Morador há 45 anos na região da ação, Miguel Lameiro Filho, de 60 anos de idade, conta que ficou sabendo da vacinação em seu bairro através da televisão. “Entendi perfeitamente que se trata de uma prevenção, mesmo nossa cidade não registrando nenhum caso da doença. Ainda vou trazer minha esposa mais tarde para se prevenir”, contou Miguel.


Já o aposentado de 61 anos, Magno Santos, explicou que quando soube da notícia na TV, avisou os vizinhos e correu à unidade para receber a dose. “Eu até avisei meus vizinhos quando fiquei sabendo da vacina, mas muitos não querem tomar, uma pena”, lamentou Magno.

A vacinação exclusiva para moradores da região de Brigadeiro Tobias continua até sábado (6). O atendimento nesta quinta e sexta-feira é das 7h às 18h30, na UBS do bairro, localizada na rua Ana Gomes Correa, 55. A vacina é composta por dose única e a imunização não é indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e imunodeprimidos.


Tags: