8ª Conferência Municipal de Saúde aprova 183 propostas

Por: Marcelo Almeda Jr.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), e o Conselho Municipal da Saúde (CMS), realizaram neste sábado (16) a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu na UNIP (Universidade Paulista), situada à avenida Independência, 210, no Éden, das 8h às 16h. Na ocasião foram discutidas e votadas todas as propostas oriundas das Conferências Locais. 183 propostas foram aprovadas pelos delegados presentes no evento. O tema central desta edição foi “Saúde como direito e compromisso de todos; consolidação e financiamento do SUS”.

O objetivo da realização foi produzir o Documento Final da Conferência com todas as propostas para melhorar a situação da saúde em Sorocaba e definir as diretrizes de acordo com os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde). De acordo com a SES, das 320 propostas elencadas nas Conferências Locais realizadas no dia 9 de junho, a relatoria da Comissão Organizadora da Conferência classificou 196 propostas para a fase municipal.

No início do evento, participaram da mesa de abertura a secretária de Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, o vereador e presidente da Comissão de Saúde, Renan Santos, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilson Valério e a coordenadora geral da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Sorocaba, Lígia Gomes Zanella.

Os delegados presentes aprovaram 183 propostas das 196 apresentadas durante a conferência e reprovaram 13 propostas. As pautas aprovadas servirão de base para a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS) da Prefeitura de Sorocaba.

 

Tags: