UBSs realizam segunda semana de atividades do Outubro Rosa

Por: Secom

Com o objetivo de incentivar o apoio às mulheres com câncer de mama, a Secretaria de Saúde, através da Área de Atenção Básica, promove um mês de eventos com ações visando à conscientização contra o câncer de mama, dentro do movimento mundial “Outubro Rosa”. As Unidades Básicas de Saúde realizam inúmeras atividades e orientações para os usuários durante o mês da campanha.

Nesta segunda semana, do dia 9 ao 11, a UBS Barcelona promove às 8h dessa terça-feira, práticas corporais chinesas e um bate-papo sobre “Enfrentamento Emocional do Câncer de Mama”, realizado em parceria com a ONG Asipeco. Já na UBS Hortência acontece uma caminhada com a orientação de um educador físico. A caminhada terá início em frente ao Zoológico Municipal Quinzinho de Barros e chegada na unidade da Vila Hortência com a integração de uma dinâmica sobre autoexame de mamas.

Na zona norte, também na terça-feira, a UBS Nova Sorocaba proporciona duas atividades pouco conhecidas, mas muito interessantes, Reike e cromoterapia. Reiki é uma técnica japonesa para redução do estresse e relaxamento que promove a cura. Menos conhecida, a cromoterapia é a prática pseudocientífica de utilizar cores na cura de doenças, a qual vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações.

Com o foco no exame de papanicolau, a UBS Márcia Mendes atende coleta dos exames todos os dias, das 8h às 12h, com limite de 10 vagas diárias. A mesma unidade, na quarta-feira, dia 11 de outubro, oferece uma palestra sobre “Importância da Prevenção do Câncer de Mama e de Colo de Útero”. O palestrante será o médico ginecologista e professor da Faculdade de Medicina de Sorocaba, Dr. Ie Tjie Lian. Na UBS Cerrado também haverá coleta de papanicolau, das 07h às 10h, na terça-feira.

Quem quiser participar das atividades dessa semana, basta entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde que o munícipe é usuário e se informar sobre a programação da localidade.

Tags: