Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/9a-feira-do-saber-aborda-o-tema-sustentabilidade/
Acessado em: 14/11/2019 - 12h18

9ª Feira do Saber aborda o tema Sustentabilidade

Por: Carolina Moreira (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Zaqueu Proença - zbueno@sorocaba.sp.gov.br

Alunos também montaram uma casa só com materiais reciclados, a maior parte vinda do Ressig

 

Espaços temáticos cheios de cores e formas foram criados, desde janeiro, pelos alunos da Associação Educacional Santa Rita de Cássia para a 9ª Feira do Saber, que ocorreu nesta sexta-feira (11). A instituição atende pessoas com deficiência intelectual e escolheu a sustentabilidade como tema deste ano.

Com o uso de materiais adquiridos no Centro de Ressignificação de Resíduos (Ressig), as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental enfeitaram salas e construíram uma casa só com itens alternativos. A ideia foi mostrar, na prática, que a economia está associada à preservação do meio ambiente.

Ana Duarte, artista plástica que coordenou a montagem dos ambientes da residência, conta que os alunos também trouxeram materiais de casa para a construção. “Eles colocaram em prática tudo o que aprenderam sobre o tema. Todos ajudaram”, conta.

Habilidades como coordenação motora, capacidade de trabalhar em grupo e de se comunicar melhor foram desenvolvidas por todas as faixas etárias dos estudantes. A escola separou salas para que fizessem exposição.

Em cada uma delas os alunos responsáveis explicavam o tema para o público. Os estudantes de sete a 12 anos foram responsáveis pelo subtema “Lixo”; dicas de descarte correto, reutilização e coleta seletiva foram abordadas no espaço.

Já aqueles de até 16 anos explicaram o processo de tratamento de água e alertaram para o consumo consciente. Os maiores, entre 18 e 40 anos, criaram instrumentos musicais com garrafas pet, latas de refrigerante, tubos de papel e garrafas de cerveja.

De acordo com Mariza Ribeiro, diretora pedagógica da Associação, o evento é muito importante para a escola e, mais ainda, para os alunos. “Eles tem a conscientização sobre o tema. Todas as informações que adquiriram durante o ano eles passam para as pessoas e, desse modo, veem que são capazes”, conta. A associação tem o apoio do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS) e conta atualmente com 168 estudantes.

Ressig

Inaugurado em 28 de junho, o Ressig está disponível à visitação de alunos e os professores que podem desenvolver oficinas no galpão, utilizando os materiais armazenados. Grupos de universidades, escolas particulares, entidades assistenciais, empresas, artistas e artesãos também podem usufruir daquilo que está disponível no espaço.

Os interessados em agendar visita para conhecer as instalações e as possibilidades que ele oferece ao trabalho pedagógico, podem entrar em contato pelo telefone (15) 3227.7973. O Ressig está localizado na Rua General Antunes Gurjão, 267, no Bairro Além Ponte.