Abertura da Semana do Meio Ambiente teve plantio de árvores

Por: Bruna Bernardini (programa de estágio)

Na manhã desta terça-feira (5), a Prefeitura de Sorocaba realizou a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, com plantio de 150 árvores no gramado próximo à Câmara Municipal, com a participação de autoridades e funcionários do legislativo sorocabano. Foram plantadas mudas de amora, ipê rosa, ipê branco, jerivá, aroeira pimenteira, urucum, sibipiruna e araçá.

A ação, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). A programação da Semana ocorrerá até o dia 11 de junho, com diversas atividades gratuitas, com o intuito de sensibilizar a população sobre a importância da preservação e recuperação da biodiversidade em Sorocaba.

“O nosso objetivo é promover atividades diversas para envolver a população sorocabana na questão da importância da conservação das áreas verdes para a biodiversidade de fauna e flora da nossa cidade”, destaca o secretário Jessé Loures. A data faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao Meio Ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

O plantio contou com a presença de autoridades, entre vereadores e secretários, que puderam escolher as suas mudas e colocá-las no solo do Paço Municipal. Entre os presentes estava o presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Manga, que ressaltou a importância de atos como esse.  “Além do benefício ambiental que essas árvores trarão à área da Câmara Municipal, essa atitude reafirma a necessidade da conservação e recuperação da biodiversidade em Sorocaba”, afirma.

A Semana do Meio Ambiente prosseguirá com diversas atividades, como visitas monitoradas, exposição, roçagens, blitz educativa, a fim de difundir a cultura de preservação. Segue abaixo a programação completa:

 

Dia 6 de junho

Visita monitorada, exposição e observação de aves

Horário: 13h

Local: Centro de Educação Ambiental – Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba)

 

Dia 7 de junho

Visita noturna em comemoração de aniversário de 5 anos do Parque da Biodiversidade

Horário: 19h

Local: Parque da Biodiversidade

Inscrições pelo site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. As vagas são limitadas.

 

Dia 8 de junho

Campanha Educativa de Prevenção às Queimadas – Exposição de animais taxidermizados

Horário: das 9h às 12h

Local: Paço Municipal

 

Dia 9 de junho

Lançamento do Parque Linear “Virginia Lyra Mascarenhas Brisotti”, no Piazza di Roma

Horário: 9h

Local: Piazza di Roma

 

Encontro do Coaves e do Coaves Kids

Horário: 8h

Local: Parque da Água Vermelha

 

Dia 10 de junho

Encontro de Bonsai

Horário: das 9h às 16h

Local: Jardim Botânico “Irmãos  Villas-Bôas”

 

Dia 11 de junho

Blitz Educativa sobre Biodiversidade

Horário: 9h

Local: Avenida Itavuvu

 

 

Tags: