Abertura da XII SIPAT acontece segunda-feira no Teatro Municipal

Por: Nerci Marcello

Está marcada para segunda-feira (17), às 8h30, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV), a cerimônia de abertura da XII Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Recursos Humanos (Serh) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

O encontro terá o apoio da Sesmt (Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho) e a participação de Chefes de Divisão e Seção que vão representar seus setores de trabalho. O convite da Sipat também foi estendido para que os servidores participem, pelo menos, de uma das palestras que serão desenvolvidas durante toda a semana.

Na abertura, haverá uma sequência de palestras com Plácido Mazzon Filho (presidente da CIPA); Paulo França (técnico de segurança de trabalho); Drª Silvana Chinelatto (presidente da Funserv) e Ana Lúcia Bittencourt (chefe de divisão de segurança e saúde ocupacional). Encerrando as festividades de abertura, está programada uma palestra que será ministrada por Roque Camargo Júnior (auditor-fiscal do Ministério do Trabalho).

Na quinta-feira (20), o ônibus do BOS – Banco de Olhos de Sorocaba, estará no Centro de Referência em Educação (CRE), das 8h às 17h, realizando alguns exames para os servidores públicos da prefeitura como aferição de pressão, dextro anamnese, acuidade visual, retinoscopia, dentre outros. Os interessados devem encaminhar os dados para o e-mail cipa@sorocaba.sp.gov.br, seguindo as instruções passadas pela organização do evento.

A SIPAT é um evento realizado anualmente pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), em todas as empresas, com o intuito de conscientizar os funcionários sobre a prevenção dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Durante toda a semana serão realizadas ações no Salão de Vidro do Paço Municipal e também em alguns departamentos municipais que funcionam fora da Prefeitura. Na segunda-feira, às 14 horas, por exemplo, os convidados assistirão palestra com o professor José Geraldo Goldoni Vestena, da Secretaria da Educação (SEDU) sobre comportamento preventivo. Simultaneamente, o Dr. Eduardo Mariuba vai até o setor de Fiscalização (Sesdec), na Vila Senger, falar sobre a ergonomia e, assim, segue a programação até o dia do encerramento com palestras simultâneas no Paço Municipal ou unidades externas.

O encerramento acontece dia 21 de setembro, às 8h30, no Teatro Municipal, quando o Secretário de Educação, André Luís de Jesus Gomes, fará uma palestra com o tema Ética, Amor e Cidadania com a presença de todos os servidores e envolvidos no evento.

Acompanhe abaixo a programação da XII Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da Prefeitura de Sorocaba.

Programação XII SIPAT 2018

Tags:,