Ação de conscientização no Ceagesp vai tratar dos riscos de ingerir álcool e dirigir

Por: Mariana Campos – comunicacao@urbes.com.br

A Urbes – Trânsito e Transportes e a Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Sesdec), por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), realizarão nesta quarta-feira (13) uma ação educativa no Ceagesp Sorocaba para reforçar sobre a importância de ser respeitada a Lei Seca. A atividade ocorrerá pela manhã, das 7h às 10h, e à noite, das 20h às 22h.

O objetivo é conscientizar os condutores e alertá-los sobre o problema que envolve a ingestão de bebida alcoólica associada à direção de veículo e, assim, diminuir o número de acidentes de trânsito.

Pela manhã, logo às 7h, o foco serão os caminhoneiros que atuam no local. A equipe de Educação para o Trânsito da Urbes conversará com os condutores e entregará um material informativo sobre o tema. Na sequência, por volta de 9h, uma estrutura será montada na qual as pessoas poderão tirar uma foto com o cão Myke, da GCM, e registrar sua assinatura numa lona se comprometendo em contribuir por um trânsito mais seguro.

Já à noite, os arte-educadores da Urbes vão atuar junto ao público que frequenta a feira noturna do Ceagesp com a apresentação de uma esquete teatral relacionada ao tema. A ideia é abordar o assunto de uma forma descontraída para a reflexão das pessoas sobre o perigo de beber e dirigir. Para encerrar, um material será colocado no retrovisor dos veículos que estiverem estacionados no local.

 

O que diz o CTB

De acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem for flagrado sob efeito de álcool (com até 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido) comete infração gravíssima (7 pontos na CNH), com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O veículo ainda fica retido até a apresentação de outro condutor habilitado e em condições de dirigir. Em caso de reincidência em menos de 12 meses, o valor da multa é dobrado, ou seja, de R$ 5.869,40.

Já o condutor que atingir ou ultrapassar o limite de 0,30 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões comete crime de trânsito, pelo artigo 306 do CTB, que prevê penas de detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

 

 

Tags:,