Ação educativa sobre o Lobo-Guará será levado a crianças de quatro CEIs de Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), levará a ação educativa “Zoo vai à Comunidade” a quatro Centros de Educação Infantil (CEIs) neste mês de outubro. O tema trabalhado será o Lobo-Guará. A primeira atividade acontecerá nesta sexta-feira (11), das 8h30 às 10h, no CEI-15 “Profª Terezinha Lucas Fernandes”, localizado na avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 1.166, no Centro.

As atividades de Educação Ambiental acontecem dentro da programação de aniversário de 51 anos de existência do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, celebrado em 20 de outubro, e também para celebrar o Dia Nacional do Lobo-Guará (12 de outubro), que faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao Meio Ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

O intuito é apresentar esses animais para as crianças, sensibilizando para a conservação da natureza. Para isso, a equipe de Educação Ambiental do zoo vai promover um bate-papo com as crianças sobre à espécie e levará um lobo-guará taxidermizado à unidade, além de exibir um vídeo sobre o animal.

Durante a ação, também serão abordados o tamanduá-bandeira – o melhor amigo do lobo – e o Cerrado, bioma que existe em Sorocaba e onde esses animais vivem. Ao final, os alunos também ganharão uma carimbo na mão com a patinha do lobo. A programação será realizada também no dia 22 no CEI-31, no dia 25 no CEI-46 e no dia 29 de outubro no CEI-90.

 

Sobre a espécie

O lobo-guará habita as áreas abertas e de Cerrado, principalmente nas regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul no Brasil, assim como alguns países vizinhos, como Paraguai e Argentina. As principais causas de ameaça de extinção da espécie são, principalmente, atropelamentos, perda de habitat, envenenamento, caça, entre outras.

Eles têm a pelagem do corpo avermelhada, exceto no pescoço, orelhas e ponta da cauda, que são brancos, e dorso e patas negras. Carnívoros onívoros, ou seja, além de carne também comem vegetais, eles podem medir até um metro de altura. O lobo-guará tem hábito solitário, podendo ser vistos aos pares somente no período reprodutivo.

Tags: