Ação preventiva da Sema está removendo árvores mortas de áreas públicas

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Antecipando ao período das fortes chuvas de verão, a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) deu início na semana passada à ação de manutenção preventiva da arborização urbana, que visa remover árvores mortas de calçadas, parques, prédios e áreas públicas de Sorocaba.

“O nosso objetivo com essa operação preventiva é anteciparmos as chuvas fortes do verão, removendo as árvores que estejam mortas por causas naturais ou desconhecidas, evitando acidentes”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota.

Para esse trabalho, a Divisão de Manutenção de Paisagismo e Arborização da Sema fez um levantamento, no qual foram identificados em torno de 90 exemplares arbóreos de todas as regiões da cidade. A previsão é finalizar essa operação em cerca de 90 dias.

Na semana passada foram removidas cinco árvores dos bairros Jardim Abaeté, Vila Gabriel, Jardim Piratininga, Santa Rosália e Jardim Maria do Carmo. O trabalho desta semana será realizado no bairro do Éden. Entre os exemplares que serão removidos estão um que está na calçada da rua Luiz Gonçalves Camargo, altura do número 148; e um que está no canteiro central da rua Bonifácio de Oliveira Cassu, na altura do número 600.

Todo o material removido serão aproveitados para estruturar os puleiros e viveiros de pássaros e outros animais do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

A Secretaria do Meio Ambiente disponibiliza gratuitamente ao cidadão mudas de espécies variadas no viveiro do Parque Natural “Chico Mendes” para repor a árvore removida. No local, as pessoas recebem informações sobre as características de cada espécie, com informações da época de sua floração e a altura máxima que cada uma atinge, ensinando a maneira correta de se fazer o plantio. As mudas doadas possuem em média 50 cm de altura.

O viveiro do Parque “Chico Mendes” funciona de terça-feira a sexta-feira, das 09h às 11h e das 13h às 15h, e está localizado na avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista. Mais informações sobre a doação de mudas podem ser obtidas pelo telefone (15) 3228.1256.

 

Tags: