Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/acoes-da-atual-administracao-fazem-com-que/
Acessado em: 23/10/2020 - 18h01

Ações da atual administração fazem com que Sorocaba alcance a 15ª posição no País em ranking de Inovação

Por: Marcelo Andrade

Foto: Gilberg Antunes

As ações desenvolvidas pela Prefeitura de Sorocaba seguem colocando a cidade em destaque nacional em diversos índices importantes. É o caso do índice de inovação, em que Sorocaba aparece na 15ª posição entre mais de 700 cidades avaliadas em todo o País, segundo o ranking denominado Connected Smart Cities, que avalia diversos indicadores municipais. Sorocaba está à frente de importantes cidades, incluindo capitais, como Brasília, Londrina, Fortaleza, Ribeirão Preto e Uberlândia.

Para desenvolver o ambiente de inovação no Brasil, é necessário que todos os atores envolvidos – empresas, investidores, pesquisadores e governo, atuem de forma constante e integrados para que, de fato, o conceito de inovação (novas ideias colocadas em prática, com uso abrangente) seja implemento, como incentivo à pesquisa científica, e suporte para a produção dessas inovações (reestruturação de centros de pesquisa), implementação de faculdades e universidades, assim como investimentos e incentivos às empresas e startups ligadas ao setor.

E, nesse contexto, a atual administração, sob o comando do prefeito José Crespo, tem intensificado as ações visando tornar a cidade cada vez mais atrativa no setor de tecnologia e inovação. O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), por exemplo, vem ganhando cada vez mais destaque no território nacional. Nos últimos dois anos de atividade do Parque, cerca de 50 empregos de alta qualidade foram gerados, mais de 50 startups foram apoiadas e cerca de 10 já possuem estrutura suficiente para se desenvolverem sem o suporte da instituição. Além disso, mais de 20 patentes foram criadas dentro do PTS.

Em Julho deste ano, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade o projeto de Lei 174, que prevê isenção e incentivos fiscais para empresas, universidades e institutos de pesquisas públicas ou privadas que decidirem se instalar no parque. A denominada “Zona Franca da Inovação” oferece o maior número de benefícios possível a seus interessados, trazendo os olhares de grandes investidores para o município.

Plano de Estratégico de Inovação

Um mês depois, o prefeito lançou o Plano Estratégico de Inovação, que consiste num planejamento completo para o biênio de 2019-2020, composto por 10 eixos de atuação que englobam assuntos de inovação, tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento econômico e social da região metropolitana. Os eixos que nortearão o planejamento são: implementar legislação favorável ao desenvolvimento da inovação; desenvolver a Economia Criativa em Sorocaba e região; fomentar a Indústria 4.0; apoiar as startups; promover a procura pelo MEI e MPEs de Sorocaba e região por meio do Poupatempo da Inovação; fomentar a interação nas empresas das IES, Poder Público e Mercado e estruturar mecanismos financeiros destinados ao apoio da inovação.

Também fazem parte do plano elevar a participação das empresas de base tecnológica no PIB de Sorocaba nos próximos 10 anos; criar, implantar e incentivar novas tecnologias para transformar Sorocaba em uma Cidade Inteligente; criar cooperação com ecossistemas de inovação locais, regionais, nacionais e internacionais e difundir a cultura da inovação em Sorocaba e região também são propostas que compõem os eixos do Plano Estratégico.

‘Novo modelo de planejamento e inovação’

José Crespo afirma que a criação do Plano Estratégico de Inovação era urgente: como sede da região metropolitana, o município teria o papel de se organizar para colaborar com o processo de transformação da economia regional. Segundo o chefe do Executivo, “uma cidade com ambiente favorável à inovação tem grandes chances de ser um local melhor para todos os que vivem nela[…]. A Prefeitura investe nesse novo modelo de planejamento e inovação”.

Inspirada nos Poupatempos convencionais distribuídos pelo Estado de São Paulo, Sorocaba conta ainda com o Poupatempo da Inovação, que surgiu para facilitar o dia a dia do microempreendedor sorocabano. O Poupatempo da Inovação já realizou mais de 500 atendimentos, entre empresas já consolidadas, empresas que estão se constituindo e cidadãos que buscam orientação de como tirar sua ideia do papel.

O espaço é dedicado a agilizar os projetos inovadores, oferecendo mais de um serviço em um único lugar. A Elaboração de Projetos, o Desenvolvimento de Produtos e o apoio jurídico são exemplos dos serviços oferecidos. A maior procura tem sido para a criação de patentes e de apoio a novos produtos – uma prova de que a população tem se mostrado cada vez mais empreendedora.