Ações de Educação Ambiental atingiram 62.671 sorocabanos em 2017

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba promoveu em 2017 uma série de atividades de Educação Ambiental no município. Ao longo do ano, 62.671 pessoas participaram das ações educativas da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), sejam em visitas monitoradas nos parques ecológicos, clubes ecológicos, oficinas, exposições, entre outras.

“A nossa cidade possui atualmente vários projetos de educação ambiental relacionados às necessidades do município, como a questão da conservação da água, o problema das queimadas, a arborização urbana, o descarte correto de bitucas de cigarro, resíduos sólidos e também em relação à sustentabilidade em geral, como o consumo consciente”, destaca o secretário da Sema, Jessé Loures.

Para isso. a equipe de Educação Ambiental da Sema trabalha em diversas frentes, como campanhas educativas, visitas monitoradas nos parques, oficinas, clubes ecológicos, formação de professores da Rede Municipal de Ensino, projetos, entre outras.

Os clubes ecológicos são atividades permanentes do Parque da Biquinha e do Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”. Além de formar agentes multiplicadores das questões ambientais, a ideia é proporcionar exercícios de cidadania, incentivar os participantes a respeitarem o meio ambiente e a refletirem sobre questões como a poluição, caça predatória, queimadas, desmatamentos, entre outros assuntos.

Desde 2009, o município também conta com um calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente – através da Lei nº 8.812 de 15/07/2009 – que comemora algumas datas, dentre as quais: Dia do Rio Sorocaba, Dia do Cerrado, Dia do Planeta Terra, Dia da Árvore e Dia do Pau-Brasil. Em todas elas, a Prefeitura realiza atividades de Educação Ambiental para sensibilizar a população.

Todas as atividades são baseadas na Política Municipal de Educação Ambiental (Lei nº 7.854, de 16 de agosto de 2006), que dispõe sobre a educação ambiental, regulamentada pelo decreto nº 18.553, de 16 de setembro de 2010, e no Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA), lançado em 2011, um instrumento de política pública, que inclui diretrizes, objetivos e linhas de estratégia para orientar os trabalhos de educação ambiental em todo município, sejam eles realizados por educadores ou instituições de qualquer setor da sociedade.

 

 

Tags: