Ações divulgam votação de projetos do Participa Sorocaba

Por: Secom/Secid

Moradores de bairros da Zonas Norte e Leste puderam conhecer melhor o programa Participa Sorocaba, por meio do qual os cidadãos sugerem e decidem projetos que a Prefeitura vai executar no próximo ano. Nesta semana, a Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) divulgou o prazo de votação dos projetos, que termina no próximo dia 31, em ações nas Casas do Cidadão Éden, Nogueira Padilha e Ipanema; na Unidade Básica de Saúde da Vila Hortência; e nas feiras livres do Éden e da Vila Hortência (Rua Comandante Salgado).

A atual fase do programa disponibiliza os 51 projetos, organizados por temas e elaborados por técnicos das secretarias municipais com base nas sugestões de investimentos, obras, ações e serviços encaminhadas pela população no mês de abril. Para conhecê-los e votar naquele que considerar o melhor, o interessado deve acessar o site cidadania.sorocaba.sp.gov.br/participasorocaba ou visitar uma Casa do Cidadão. Os escolhidos pela maioria serão inseridos no projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020, que destinará cerca de R$ 15 milhões ao Participa Sorocaba.

A secretária Suélei Gonçalves explica que a Secid programou mais ações presenciais do Participa Sorocaba até o final de julho, com o objetivo não só de divulgar o prazo de votação, mas também falar sobre o programa e responder a eventuais questionamentos. “Os índices das propostas enviadas em abril e deste início de votação nos projetos demonstram que as pessoas estão entendendo melhor o que é o Orçamento Participativo. Porém, como este conceito ainda é recente, ao visitarmos os locais, conseguimos esclarecer dúvidas e possibilitar que mais pessoas participem”, destaca.

A edição 2019 do Participa Sorocaba recebeu 570 indicações durante o mês de abril, um aumento de 388% em comparação à edição 2018, com 147. A comissão da Secid responsável pelo programa fez uma primeira triagem das demandas, que passaram uma análise de viabilidade técnica e financeira por parte das secretarias relacionadas a cada área, para que fossem agregadas num projeto técnica e economicamente viável.

A proposta da LOA 2020 e as proposituras vencedoras do Participa Sorocaba serão apresentadas em audiência pública no dia 8 de agosto, promovida pela Secid e pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), a partir das 18h30, no Salão de Vidro do Palácio dos Tropeiros. O Poder Executivo deve encaminhar a versão final do projeto de lei até 30 de setembro para apreciação da Câmara Municipal.

Muito Mais por Sorocaba!

Tags:,