Ações do Fundo Social de Solidariedade atendem dezenas de entidades ao longo de 2018

Por: Secom Sorocaba

Foto: Fernando Abreu

Dezenas de entidades que prestam atendimento filantrópico em Sorocaba tiveram ao longo de 2018 um apoio muito especial por meio das ações realizadas pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), presidido pela primeira-dama, Lilian Crespo. De janeiro a dezembro de 2018, inúmeros foram os trabalhos desenvolvidos pelo FSS visando ajudar essas entidades no atendimento aos seus assistidos. Mas não é só nisso que se baseia o trabalho do Fundo Social.

O FSS atua como facilitador entre a comunidade e as instituições públicas, privadas e o terceiro setor, articulando as parcerias necessárias para promover assistência. O órgão desenvolve diversas ações sociais por meio de campanhas, programas e parcerias com as demais secretarias municipais, entidades assistenciais, universidades, empresas, instituições públicas e privadas e Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp).

Entre diversas ações realizadas em 2018, o FSS arrecadou 217 cestas básicas; 7.578 quilos de alimentos; 8.614 mil litros de leite; 80 caixas de frutas e legumes e 5 mil medicamentos. Além disso, o órgão também realizou a doação de 100 lençóis para a Santa Casa de Misericórdia através do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp).

Todas essas conquistas não seriam possíveis sem o empenho da primeira-dama e presidente do FSS, Lilian Crespo, e sua equipe, que trabalham diariamente para contribuir com as instituições sociais do município.

Fazendo um retrospecto de 2018, eu só tenho a agradecer a Deus, aos parceiros das campanhas, às pessoas que de forma direta e indireta me ajudaram e, claro, à minha equipe que tanto se doou para que pudéssemos realizar sonhos e alegrias de milhares de pessoas que sequer conhecemos. Mas, creia, a felicidade delas é a minha também. Esse é o meu maior trabalho”, disse Lilian Crespo.

Outras ações

Casamento Comunitário

Uma das maiores ações realizadas pelo FSS foi o Casamento Comunitário, momento marcante para casais que já viviam juntos, mas nunca haviam conseguido oficializar a união. Foi correndo atrás de parcerias e outros apoios que a primeira-dama conseguiu realizar o tão esperado momento para 100 casais de Sorocaba. Das parcerias, nasceu uma festa registrada para quase mil pessoas realizada em maio de 2018 no Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira, com a participação das famílias dos casais e de autoridades convidadas. Graças aos parceiros, o casamento não teve custo ao Poder Público e nem aos participantes, que, além da cerimônia e da festa, também foram contemplados com registro no cartório, curso de noivos e presentes.

Campanha do Agasalho

Com solidariedade e amor, é possível transformar o frio em calor”, este foi o tema da Campanha do Agasalho de 2018, que, através da generosidade dos cidadãos sorocabanos, foi possível arrecadar roupas, calçados, agasalhos e cobertores. Nesta edição, a mais longa já realizada já que começou em maio e terminou só no final de agosto, o FSS recebeu mais de 50 mil peças destinadas às entidades assistenciais do município que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social. E ao contrário do que podia se pensar, à medida que as doações iam chegando ao Espaço Solidário do FSS, elas sendo triadas e repassadas às entidades. Como lembrou a primeira-dama, Lilian Crespo, à época, ‘as pessoas que necessitam têm pressa. Não podemos esperar muito tempo para fazer essas doações’, disse. O trabalho rápido de separação das peças só foi possível graças à atuação de um grupo de reeducandos do sistema prisional, destacou Lilian. ‘Se não os tivéssemos aqui nos ajudando, certamente demoraríamos mais para atender as entidades’, explicou.

Metareciclagem

A parceria do FSS com outras secretarias também geram ações que beneficiam milhares de pessoas em Sorocaba. Uma dessas ações foi realizada, mais um ano, com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), pasta onde está vinculado o projeto Metareciclagem. O projeto funciona na Vila Barão, onde há um telecentro de apoio às pessoas carentes. Além de ter internet de graça, confecção de currículos, entre outros serviços, ainda oferece curso de manutenção de computadores. Todo material eletronico doado por pessoas físicas e empresas ao Metareciclagem, passa por um processo de reciclagem e as peças que iriam para o lixo são transformadas em novos kits de computadores com teclado, mouse, monitor e CPU. Esses kits são doados ao FSS que, depois, faz a destinação às entidades. Somente em 2018, o FSS fez a entrega de 40 kits de computadores beneficiando várias dessas entidades em Sorocaba.

Jogo das Estrelas

O grande espetáculo esportivo e solidário do ano foi o ‘Jogo das Estrelas’ que também teve seu caráter beneficente. Em um jogo de futebol entre Amigos do Falcão (craque do futsal) e Estrelas da Música e do Futebol, o evento foi o responsável por arrecadar 3.614 litros de leite que foram distribuídos às entidades assistenciais do município cadastradas no FSS. O prefeito José Crespo e primeira-dama Lilian Crespo, deram o pontapé inicial da partida na presença de milhares de pessoas que foram ao CIC não só para ver seus ídolos, como também para colaborar com as entidades de Sorocaba.

Natal Mágico – Paz na Terra

O ‘Natal Mágico – Paz na Terra’ foi uma grande festa promovida pelo Fundo Social de Solidariedade como jamais vista. Sediada na Praça Coronel Fernando Prestes (Centro) desde o dia 1º de dezembro, buscou resgatar o verdadeiro espírito do Natal.

Logo na abertura do evento, mais de 1.200 crianças de entidades cadastradas no FSS foram beneficiadas com a distribuição de presentes, e, também, com diferentes atrações e guloseimas. Depois, durante todo o mês de dezembro, foram realizadas diferentes ações que movimentaram a população sorocabana. Dentre elas, a praça recebeu apresentações musicais de diversos gêneros; iluminação especial com luzes de led, duas árvores de Natal e a tradicional Casinha do Papai Noel; passeio de trenzinho, que circulou pelas ruas do Centro da cidade gratuitamente; e a Cantata de Natal que teve a apresentação de 14 músicas e uma peça teatral.

Muito mais por Sorocaba!

Tags: