Ações intermunicipais foram destaque na programação da Semana da Água

Por: Secom Sorocaba

A Semana da Água foi comemorada em Sorocaba com uma série de atividades gratuitas, que ocorreram até o último domingo (25). Entre os destaques da programação foram as ações intermunicipais, envolvendo além de Sorocaba, outras cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), como Votorantim, Piedade e Ibiúna.

Realizada pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a Semana da Água celebrou o Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Sorocaba, ambos comemorados no dia 22 de março. “Esse trabalho em conjunto foi possível graças à articulação das equipes de cada município. Agradeço a parceria de todos em prol da conscientização da população a respeito da importância da água”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Jessé Loures. O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, ressalta a importância dessas atividades para conscientizar cada vez mais a população sobre o dever de preservar a água e os recursos naturais. “Os cursos da água não ficam em uma única cidade, daí a importância de eventos regionais, como o realizado neste ano”, observa o diretor-geral do Saae-Sorocaba.

As ações intermunicipais tiveram início no dia 19 de março, quando a Sema participou da programação comemorativa do Dia Mundial da Água em Ibiúna, com uma exposição de animais taxidermizados (empalhados) que habitam o rio Sorocaba e a divulgação  de material informativo sobre o Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba). Em torno de 300 pessoas prestigiaram o evento.

Outra atividade foi o ciclo de palestras, ocorrido no dia 20 de março na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista, que foi voltado a toda comunidade, inclusive estudantes de graduação e pós-graduação, e profissionais da área. O objetivo foi de levar conhecimento aos estudantes e também profissionais da área, proporcionando momentos de troca de experiências.

Entre os temas abordados estavam: “Comitê de Bacias Sorocaba e Médio Tietê e deliberação de Pagamento sobre Serviço Ambiental na bacia”; “O uso de macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores da qualidade ambiental: o caso da Represa de Itupararanga”; “Perspectivas para uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA)”; e Programa de Despoluição do Rio Sorocaba”. Ao final, os 70 participantes ainda puderam fazer o “Tour do Rio Sorocaba”.

Outra ação realizada pelos municípios da RMS foi o plantio de árvores. No dia 21 de março, a Prefeitura de Sorocaba  plantou 170 exemplares arbóreos às margens do Rio Sorocaba, num trecho da avenida Quinze de Agosto, próximo ao Parque Porto das Águas. Além de Sorocaba, os municípios de Votorantim, Ibiúna e Piedade, Salto de Pirapora, Itu, Porto Feliz, Mairinque, Sarapuí, Botucatu, Capela do Alto e Cerquilho, que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê, selecionaram uma área em seus territórios e realizaram plantios em prol da bacia hidrográfica.

Para encerrar no domingo (25), Sorocaba participou da “Feira das Águas” em Votorantim, que ocorreu das 13h às 18h, no Aquário Cultural. No local, a Sema levou a exposição de animais taxidermizados que habitam o rio Sorocaba, na qual a população pode conferir espécies como o ratão-do-banhado, jacaré-de-papo-amarelo, biguá, frango d’água, entre outros. O evento contou com a presença de cerca de 200 pessoas.

 

Tags: