Adolescentes estão se divertindo e aprendendo no “AnimaZoo”

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Teve início nesta segunda-feira (22) o curso de férias AnimaZoo para 46 adolescentes, de 13 a 17 anos de idade, no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Divididos em equipes, com nomes de espécies de macacos que habitam o Zoo, eles fizeram a apresentação do animal de cada grupo e fizeram uma visita monitorada no zoológico, quando foram apresentados alguns animais da fauna de Sorocaba.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), o AnimaZoo tem como tema “Zoológicos Contemporâneos”, com o intuito de levar os adolescentes a conhecerem as funções que os zoológicos atuais possuem e refletirem sobre a importância que eles têm para a sociedade.

Os zoológicos foram criados, originalmente, como um local de contemplação de animais, onde, na maioria das vezes, esses animais eram retirados da natureza e tratados de maneira cruel. Atualmente, no entanto, os zoológicos têm diversas funções, que levam sempre em consideração a conservação das espécies e o bem-estar dos animais.

A programação continuará até quinta-feira (25) com diversas atividades, como bate-papo, oficinas, gincanas, jogos e outras atividades lúdicas.

 

Programação

Nesta terça-feira (23), os jovens vão elaborar o enriquecimento ambiental para alguns habitantes do parque e vão conferir os tratadores entregando os “presentes” aos animais. Outra atividade programada será uma palestra sobre febre-amarela, que ocorrerá, das 14h30 às 15h, no auditório fechado do Zoo.

Ainda na terça-feira, das 15h30 às 16h40, divididos em grupos, os participantes vão preparar uma campanha, com cartazes e outra atividade que escolherem, para sensibilizar os visitantes do parque sobre a doença e sobre o fato de os macacos também serem vítimas desta doença. A escolha pelo assunto se deu devido a casos de agressão a macacos no Brasil. Agredir ou matar estes animais é crime ambiental. Além de não transmitirem o vírus, os macacos são os primeiros a morrer com o contágio em ambiente silvestre, servindo de alerta para que sejam adotadas medidas de controle. A atividade ocorrerá no auditório fechado, na biblioteca, no museu e no anfiteatro do zoo.

Na quarta-feira, das 14h às 15h, será a vez dos grupos realizarem campanhas educativas e sensibilizarem os visitantes do zoo sobre a febre amarela. Já às 15h30, acontecerá a “torta na cara”. Eles se reunirão no gramado para um jogo de perguntas e respostas sobre os temas apresentados no curso de férias e quem errar a resposta leva uma torta na cara.

No último dia, na quinta-feira, a programação do AnimaZoo ocorrerá das 17h às 21h. Uma das atividades será o Jogo Noturno, no qual as equipes vão competir através de pistas, abordando as cinco funções do zoo e a questão da febre amarela.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454. Segue abaixo a programação completa:

 

 

 

Tags: