Ainda há vagas para as oficinas do projeto ‘Toca esse Afoxé’ no CEU das Artes

Por: Secult

Foto: Assis Cavalcante

Aulas são gratuitas e acontecem às quartas-feiras

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) “Prof. Flávio Vespasiano Di Giorgi”, localizado no Parque das Laranjeiras, está com inscrições abertas para pessoas de todas as idades interessadas em participar gratuitamente do projeto “Toca esse Afoxé”, realizado pelo Grupo Aiyê. As oficinas de canto, dança e toque do Afoxé ocorrem às quartas-feiras, das 18h às 21h, na unidade.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), o objetivo do “Toca esse Afoxé” é promover a cultura afro-brasileira na cidade de uma forma gratuita. A ação foi viabilizada através de emenda parlamentar do vereador Renan Santos.

A iniciativa foi lançada no dia 27 de março e está trabalhando por meio de dança afro-brasileira, canto e percussão dos Afoxés, visando desenvolver em jovens e adultos do bairro Parque das Laranjeiras o sentimento de identidade e valorização da cultura afro-brasileira e africana.

De acordo com Renata Rocha Ferraz, que é coordenadora do projeto e uma das oficineiras, o Grupo Aiyê tem como referência para desenvolver as oficinas o Afoxé Omo Iya Omi, que é o segundo Afoxé do interior de São Paulo, pertencente a casa de Candomblé Ilê Alaketu Ijobà Agòdò.

As oficinas de canto apresenta aos participantes o repertório de cantigas de Afoxés do Sudeste e Nordeste do Brasil. As aulas de dança fazem referências aos Orixás. Já as oficinas de percussão são voltadas para instrumentos tocados no Afoxé, como o agogô, atabaque, xequerê. As aulas estão sendo ministradas por Guilherme Torquato, Vanessa Soares e Renata Rocha Ferraz.

As inscrições devem ser feitas na biblioteca do CEU das Artes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo WhatsApp (15) 99675.1695 ou ainda pelo e-mail renataferrazrocha@gmail.com. O CEU das Artes está localizado na rua Washington Pensa, 969, no Parque das Laranjeiras.

 
Muito mais por Sorocaba!

Tags: