Ainda há vagas para participar dos Passeios Culturais

Por: Amanda Vieira - Programa de Estágio

Centro Histórico, Igreja de Sant’Ana, Mosteiro de São Bento e Cemitério da Saudade fazem parte da programação

Os Passeios Culturais – realizados em comemoração aos 364 anos da fundação da cidade (15 de agosto) – ainda estão com inscrições abertas. No dia 14 de agosto, o público terá a oportunidade de participar, às 19h, de um passeio noturno pelo Centro Histórico. No dia 17, às 15h, a população conhecerá a Igreja de Sant’Ana e o Mosteiro de São Bento. Para encerrar a programação, no dia 18, também às 15h, o público visitará o Cemitério da Saudade. As vagas são gratuitas.

Organizadas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), as atividades são coordenadas pelo historiador e coordenador da Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”, José Rubens Incao, que apresentará histórias e curiosidades dos pontos culturais do município.

Para participar, basta fazer a inscrição pelo telefone (15) 3231-5723, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os passeios são abertos para pessoas com mais de 12 anos de idade. A Biblioteca Infantil está localizada na rua da Penha, 673, no Centro.
Centro Histórico de Sorocaba – 14 de agosto

Conhecer os fatos curiosos sobre os prédios e as casas do Centro de Sorocaba é o principal objetivo deste passeio, que percorrerá por trechos que carregam grandes histórias, como as ruas da Penha, Barão do Rio Branco, XV de Novembro e a Praça Dr. Arthur Fajardo. Na ocasião, também serão destacados aspectos do comércio, da Revolução Liberal de 1842 e do Tropeirismo.

 

Igreja de Sant’Ana e Mosteiro de São Bento – 17 de agosto

A Igreja de Sant’Ana e o Mosteiro de São Bento foram construídos por volta de 1654, pelos escravos do fundador da cidade, Baltazar Fernandes. A igreja foi a primeira capela de Nossa Senhora da Ponte, padroeira da cidade. Já o Mosteiro é o único da Congregação Beneditina do Brasil que mantém sua originalidade.

Na visita, o público conhecerá um pouco mais sobre a história deste importante ponto histórico. Além disso, o passeio destacará, também, o trabalho de restauração que vem sendo realizado no local, costumes religiosos e arte sacra.

 

Cemitério da Saudade – 18 de agosto

Inaugurado em 1863, o Cemitério da Saudade foi o primeiro espaço público para sepultamento em Sorocaba. O local ainda preserva expressivas obras de arte em seus túmulos, relatando importantes fatos ligados à história e aos costumes do município. O intuito da visita é apresentar ao público a história do sepultamento no Brasil, aspectos religiosos, costumes, símbolos e a arte presente nos túmulos do cemitério.


Tags: