Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/alimentacao-saudavel-evento-fez-alerta-sobre-obesidade-infantil/
Acessado em: 16/12/2017 - 01h22

Alimentação saudável: evento fez alerta sobre obesidade infantil

Por: Natasha Amaral (programa de estágio), supervisão: Leandro Nogueira

O seminário “Alimentação Saudável para um Futuro Melhor”, promovido na semana passada pela Prefeitura de Sorocaba, fez um alerta sobre o aumento da ocorrência de casos de obesidade entre as crianças atrelado à má alimentação. O evento, organizado pela Secretaria de Abastecimento e Nutrição, encerrou a Semana Municipal de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil, que contou com diversas atividades visando educar e conscientizar crianças e seus pais sobre a importância da escolha de alimentos saudáveis. O seminário foi promovido no auditório da Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas, enquanto as demais atividades ocorreram, principalmente, nas escolas municipais.

Durante o evento, a médica endocrinologista Cyntia Watanabe, ressaltou que é de grande importância a prática de atividades físicas em família para incentivar as crianças e deu exemplos adotados pelo Estado do Recife, Santa Catarina e Rio de Janeiro, onde foi proibida a venda de refrigerantes e doces nas escolas infantis, além da adoção de lanches verdes na alimentação escolar, no caso de Recife. “Descascar mais e desembalar menos”, orientou a médica.

O secretário de Abastecimento e Nutrição, Alexandre Hugo Morais, declarou que tem o foco em cuidar da alimentação escolar com alimentos saudáveis e também pretende levar novos hábitos para os adultos, fazendo a ampliação das feiras livres e o estímulo da agricultura familiar para a oferta de alimentos frescos. Ressaltou a necessidade de mudanças de hábitos, evitando alimentos de redes de fast foods e consumindo mais opções naturais.

Entre as palestrantes, a nutricionista Renata Falcato da Secretaria de Abastecimento e Nutrição enfatizou a alimentação saudável servida nas escolas como, por exemplo, o leite com frutas e a exclusão de opções menos saudáveis como os embutidos. Outra nutricionista da mesma secretaria, Mariana Battaglin, destacou a importância de estimular as crianças a terem uma vida saudável e reforçar as mudanças pensando no futuro.

A coordenadora geral do evento foi a profissional da Secretaria de Abastecimento e Nutrição, Gláucia Renata Albarossi. A apresentação do seminário ficou a cargo do secretário adjunto da Secretaria de Abastecimento e Nutrição, Osmar Thibes Junior. Houve apresentações de danças das alunas da academia Regina Fonseca.

Também estiveram presentes no evento a secretária de Educação, Marta Cassar; o secretário de Recursos Humanos, Marinho Marte; o vereador Rafael Militão; entre outros profissionais que integram a equipe da Secretaria de Abastecimento e Nutrição.