Alunos da E.M. “Prof. Walter Carretero” recebem ação educativa sobre bem-estar animal

Por: Secom Sorocaba

Alunos da E.M. “Prof. Walter Carretero”, localizada no bairro Ana Paula Eleutério (Habiteto), receberam na manhã desta terça-feira (28) a primeira ação educativa do projeto “Bem-estar Animal nas Escolas”. Num bate-papo descontraído, as crianças aprenderam conceitos importantes da prática do bem-estar animal, como direitos, proteção e guarda responsável.

A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e da Educação (Sedu). “O nosso objetivo é agregar à formação do estudante os princípios essenciais para a conscientização da prática do bem-estar animal, tornando as crianças agentes multiplicadores da guarda responsável de animais domésticos”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures.

A proposta do projeto é permitir que as crianças contribuam incentivando os professores e gestores a pensarem propostas pedagógicas em suas escolas sobre estes temas.

De acordo com a chefe Seção de Práticas e Bem-Estar Animal da Sema, Eunice Conceição Monteiro Pezatto, o projeto leva aos alunos conceitos de posse responsável, como cuidar bem do animal, a importância da castração para cães e gatos e a importância da adoção responsável. “É uma ‘provocação’ que queremos fazer para que desperte essa questão nas crianças e elas se tornem tutores responsáveis”, explica. Para isso, dois agentes da Seção de Proteção e Bem-estar Animal da Sema realizam um bate-papo sobre o tema com os estudantes.

Para a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira, essa parceria com a Sema é importantíssima. “Todas as crianças podem se tornar agentes multiplicadores dessas ideias e, com isso, pretendemos diminuir a quantidade de abandono e de maus-tratos aos animais. É uma ação educativa que vai trazer bons frutos para a própria comunidade nos locais em esse projeto for levado”, destaca.

A aluna Ana Clara Gonçalves das Graças, do 1º ano, gostou do bate-papo em sala de aula. “Eu achei muito legal. Aprendi que devemos cuidar muito bem dos cachorros”, comentou. Outra estudante que participou do bate-papo com a equipe da Sema foi Maria Beatriz Vecchia Victor de Souza, do 1º ano. Ela tem três gatos em casa e disse que aprendeu a tratar bem dos animais de estimação.

 

Sobre o bem-estar animal

O bem-estar animal contempla o conceito das “cinco liberdades dos animais”: livre de fome e de sede; livre de desconforto; livre de dor, lesões ou doença; livre para expressar os seus comportamentos normais; e livre de medo e aflição. O “dono” do animal doméstico, por exemplo, deve oferecer carinho e atenção, além de brincar e passear e não deixá-lo só por muito tempo. É de responsabilidade ainda não deixar ele sair sozinho na rua, além de oferecer cuidados diários e levá-lo ao médico veterinário.

 

 

 

 

  • 2 (110.39 KB)
  • 3 (161.74 KB)
  • 5 (134.67 KB)
  • 6 (117.32 KB)
  • 8 (96.18 KB)
  • 9 (115.99 KB)
  • 10 (118.76 KB)
  • 11 (128.58 KB)

Tags:,