Alunos da E.M. “João Francisco Rosa” produzem livros artesanais para Projeto ‘Pequenos Inventores, Grandes Produções’


Foto: Fernando Abreu

Os alunos da Escola Municipal “João Francisco Rosa”, da Vila Angélica, estão desenvolvendo o projeto de leitura e escrita intitulado “Pequenos Inventores, Grandes Produções”, que tem como proposta produzir livros artesanais que representam a continuidade dos estudos e reflexões das atividades relacionadas à escrita que são passadas durante o ano em sala de aula.

O trabalho que já vem sendo desenvolvido há cinco anos pela escola, está produzindo livros temáticos escolhidos por turma, com a orientação dos professores que fazem a revisão individual e coletiva dos textos em sala de aula. Estão participando 550 alunos, com idades entre quatro e dez anos, da Educação Infantil (pré I e II), centrados na produção de desenhos e Ensino Fundamental (1º a 5º ano), com produção de textos e ilustrações.

O tema escolhido pela turma do 4º ano foi o conto. A professora propôs às crianças que deslocassem os personagens para outro cenário. E foi isso que o jovem Paulo Roberto Santos Moreira, de 9 anos, fez. Ele escreveu a história do Polegar com a Cinderela e a Bela Adormecida. “O que eu mais gostei de fazer foi misturar as histórias. Eu gosto do projeto porque as pessoas podem soltar a imaginação em um livro, o que é bem legal”, explica.

Segundo o diretor da escola, Odirlei Paulino dos Santos, o projeto surgiu a partir da ideia das professoras, “Pelo motivo de desenvolvermos um trabalho muito forte em leitura e produção escrita, achamos que o livro é uma das ferramentas mais fortes em sua questão social. Inicialmente começou com um livro em aspirais, que até as mães ajudaram na confecção. E nesse processo aos poucos fomos refinando”, afirma.

Os alunos devem terminar as produções do livro no mês de outubro para poder encaminhar para a gráfica. Em dezembro os pais dos alunos poderão conhecer o trabalho final. A Escola Municipal “João Francisco Rosa” fica à Alameda Augusto Severo, 344, na Vila Angélica.

Tags: