Alunos da rede municipal recebem certificado da Marinha Brasileira

Por: André J. Gomes

Uma cerimônia no Centro Experimental Aramar, em Iperó, com a presença de diversas autoridades da Marinha Brasileira, reuniu, nesta quinta-feira (11), os 60 alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio, de várias escolas de Sorocaba, selecionados para participar do “Projeto SOAMAR de Jovens Talentos”. Coordenada pela Sociedade Amigos da Marinha, a iniciativa reúne estudantes com os melhores desempenhos nas disciplinas de Química e Física. Na edição deste ano, 10 alunos da rede municipal de ensino estiveram entre os participantes.

Após visitarem o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo e a Escola Politécnica da USP na quarta-feira (10), os estudantes conheceram na manhã desta quinta as instalações de ARAMAR e tiveram contato com o Projeto Nuclear Brasileiro, desenvolvido pela Marinha do Brasil, que prevê a construção do primeiro submarino nuclear utilizando um reator desenvolvido com tecnologia totalmente criada no País. Depois da visita, os alunos receberam um certificado de participação no projeto.

“Estamos muito satisfeitos, orgulhosos e motivados com a participação dos alunos no projeto. A Marinha está de portas abertas para cada um deles e, pelo potencial que apresentam, eu não tenho dúvidas de que serão muito bem sucedidos”, disse o vice-almirante Antonio Carlos Soares Guerreiro, comandante do 8º Distrito Naval.

“Entre todas as atribuições da Marinha do Brasil, o incentivo à educação é uma das mais importantes e nobres”, ressalta o presidente da SOAMAR, doutor Paulo Moreira. A instituição mantém há 61 anos um convênio com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, para incentivar a troca de informações e o desenvolvimento da pesquisa tecnológica no País.

 

 

Tags: