Alunos da Uniso visitam Arquivo Público e Histórico Municipal

Por: Natasha Amaral (programa de estágio)

Um grupo de estudantes do curso de História da Universidade de Sorocaba (Uniso) visitou nesta sexta-feira (10) o Arquivo Público e Histórico Municipal (APHM) da cidade, acompanhado pela professora e funcionários da Secretaria de Planejamento e Projetos (Seplan) que atuam no local.

De acordo com a professora doutora Letícia Nunes, que ministra as aulas da disciplina de “Prática de ensino, história e arquivos”, o objetivo da visita foi apresentar o arquivo público, desde a forma que nasce um processo de encaminhamento até o caminho que é feito até ser arquivado. “É importante não ficarmos só na teoria arquivística, para fazer com que eles percebam a realidade do trabalho, a rotina e a dinâmica. Já é o terceiro ano que trago os alunos e eles sempre ficam entusiasmados”, comenta.

Em todo o espaço do APHM, existem processos desde a década de 1940 e, só em 2017, foram recebidos mais de 40 mil para serem arquivados. Segundo a chefe da seção de Arquivo Central, Héllen Baldo, é uma rotina com uma dinâmica muito rápida e que processos entram e saem a todo momento.

Os estudantes foram recepcionados em um dos barracões para uma apresentação de todo o Arquivo Público e Histórico Municipal. “A gente procura fazer o melhor trabalho administrativo para organizar tudo”, comentou Marcos Piardi, chefe da divisão do APHM.

Para a estudante do 4ª período de História, Silze Albuquerque, a experiência de visitar o espaço do Arquivo Público e Histórico Municipal foi muito proveitosa para valorizar a realidade dos que trabalham com isso. “É bom termos uma noção para sabermos em qual área teremos afinidade para trabalharmos, se será como professor em sala de aula ou fora”, finalizou.

Tags:,