Alunos de escola municipal aprenderam sobre meio ambiente em visita ao CEA Rio Sorocaba

Por: Secom Sorocaba

Em torno de 50 alunos de duas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental da E.M. “Leonor Pinto Tomaz” tiveram uma experiência diferente nesta quarta-feira (6). Eles saíram da sala de aula e foram aprender sobre meio ambiente numa visita monitorada no Centro de Educação Ambiental Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba).

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae Sorocaba), a atividade de Educação Ambiental integrou a programação da Semana do Meio Ambiente, que celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

“O nosso objetivo foi de sensibilizá-los sobre a importância da conservação e recuperação da biodiversidade em Sorocaba. Mostramos às crianças um pouco da fauna da nossa cidade e a importância de um rio recuperado e limpo para a conservação desses animais”, destaca o secretário Jessé Loures.

No CEA Rio Sorocaba, a equipe da Sema apresentou algumas espécies de animais taxidermizados (empalhados) que habitam a região de Sorocaba, como o socó-dorminhoco, irerê, biguá, carcará e o ratão-do-banhado. Utilizando binóculos, eles puderam também observar alguns pássaros e a fauna do rio.

Os alunos também puderam conhecer aspectos do principal manancial da cidade, por meio de uma maquete topográfica e um painel que conta toda a história do rio Sorocaba. Já a equipe do Saae, num mini laboratório montado na área externa da unidade, demostrou às crianças análises da água, escala de ph, indicadores de ácido e base e alguns experimentos em geral.

O CEA Rio Sorocaba está localizado na avenida Dom Aguirre, próximo ao Poupatempo, e funciona de segunda a sábado, das 9h às 13h.

 

 

 

Tags: