Alunos votam no Participa Sorocaba e garantem melhorias à EM “José Mendes”

Por: Secom / Secid

 

A alegria tomou conta do pátio da Escola Municipal “José Mendes”, no Jardim Hungarês, pela manhã desta quinta-feira (8). Com a presença da secretária da Cidadania e Participação Popular, Suélei Gonçalves, as crianças receberam uma mesa de pebolim, conquistada por meio de votação delas durante a edição 2018 do Participa Sorocaba. Já com outros recursos destinados pelo programa à escola, uma nova sala de informática deverá estar em funcionamento até o final deste ano.

A “José Mendes” é uma das escolas municipais contempladas pelo “Orçamento Participativo nas Escolas”, um dos projetos eleitos pela população no Participa Sorocaba em 2018. Segundo a diretora Silvana Corrêa, a iniciativa possibilitou não só melhorias à escola, mas também uma oportunidade conversar com os estudantes sobre cidadania e a importância de participar da gestão pública. “Os representantes de sala conversaram com cada turma e fizemos uma assembleia dos alunos com a participação dos pais, a qual decidiu a mesa de pebolim e sala de informática como prioritárias entre as necessidades elencadas”, explica.

A diretora revela que o mais difícil foi conter a ansiedade das crianças nos meses entre a votação e a entrega da mesa de pebolim. “A todo momento, alguém sempre perguntava quando os equipamentos viriam. Alguns inclusive viram a mesa chegar, desconfiaram e a notícia logo se espalhou”, conta. Na hora do recreio, a ansiedade se transformou em euforia assim que a mesa foi deixada no pátio. “O brilho no olhar de cada um é completamente compensador: eles perceberam que podem se unir e ‘fazer acontecer’”, destaca.

A secretária Suélei Gonçalves parabenizou os alunos pela conquista e destacou o “Orçamento Participativo nas Escolas” como uma oportunidade para os estudantes aprenderem na prática a importância de acompanhar decidir uma parte da aplicação dos impostos. “Essas crianças vão compartilhar o que aprenderam com os pais, familiares e amigos. Isso contribui para que se tornem adultos já conscientes desta cultura de democracia participativa”, defendeu.

Segunda colocada na votação, a montagem da sala de informática já mobilizava a “José Mendes” antes mesmo do Participa Sorocaba, conforme a diretora Silvana. Em 2018, os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental redigiram uma carta sobre o assunto, entregue à Prefeitura e Câmara Municipal. No ano passado, a escola recebeu os computadores, entretanto, sem a infraestrutura necessária para dotar a sala do cabeamento e equipamento para o funcionamento das redes e acesso à internet. Atualmente, a compra dos equipamentos se encontra em processo licitatório e a instalação deve ser concluída até o final do ano, por meio do Participa Sorocaba.

 

 

 

Tags:, ,