Amamentação é tema de formação para gestores de creches

Por: Viviane Gonçalves

 

 Tema foi debatido por nutricionista da Secretaria de Abastecimento e Nutrição.

 

A Amamentação foi tema de uma formação para gestores das 100 unidades das CEI – Centro de Educação Infantil, no Centro de Referência em Educação, esta quarta-feira (23). O evento teve como foco toda a parte nutricional do aleitamento e por isso, contou com a participação de Maria Cristina Almeida, profissional da Secretaria de Abastecimento e Nutrição de Sorocaba.

 

Entre as questões debatidas, a nutricionista orientou sobre o desmame precoce. “Infelizmente, o desmame precoce acontece muitas vezes por fatores socioculturais, e por isso é preciso fazer com quem as mães entendam que isso pode causar insegurança nos filhos”, conta ela.

 

A formação faz parte de um planejamento da Secretaria de Educação que entende que o tema é de extrema importância. “A partir de discussões como esta, os professores se capacitam para orientarem as mães que a creche está aberta a este gesto de amor. Este é o primeiro movimento que a gente faz e torce para que ações como esta possam nos ajudar a despertar os legisladores,” explica Marta Cassar, secretária de Educação.

 

A formação também teve como objetivo sensibilizar as equipes gestoras das escolas sobre os incentivos da amamentação no ambiente escolar, já que a mãe tem este direito. Denise Cavalcanti, diretora na CEI-67 da Vila Barão, explica que as mães sempre são orientadas a virem à escola amamentar, mas infelizmente é uma prática que nem todas conseguem e neste caso, elas recebem uma cartilha com um protocolo de como armazenar o leite. “Como gestores nós temos sempre que lembrar as mães da importância do leite materno e formações como esta, só nos ajudam a convencer as mães sobre este gesto de amor,” conclui ela.

 

 

 

Tags: