Ação educativa orienta sobre animais e resíduos do lixo

O Jardim Refúgio recebeu nesta segunda-feira (19), as atividades da Campanha Lixo Zero. A ação que percorre os bairros da cidade tem o objetivo de sensibilizar e orientar a comunidade sobre os principais animais sinantrópicos encontrados no meio urbano, bem como os demais animais que vivem ou são atraídos pelo lixo e que podem comprometer a saúde da população e a qualidade do ambiente. Dentro da ação, nesta quinta-feira (22) os moradores do bairro irão participar de um plantio de mudas, às 9h, no entorno do córrego localizado na rua Noel Bento de Almeida.

 

A atividade foi coordenada pela equipe da Área de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins que percorreu as principias ruas que têm acesso ao córrego do Jd. Refúgio, realizaram visita educativa de porta-a-porta e uma exposição intitulada “Animais do Lixo”, realizada em parceria com a Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde.

 

Foram realizadas orientações aos munícipes sobre o lixo/resíduos e os bichos que são atraídos por ele. A comunidade foi alertada ainda sobre os cuidados para manter a sua casa e seu bairro limpo.

 

Aproximadamente 30 crianças e alguns membros da comunidade visitaram a exposição “Animais do Lixo” composta de material didático e lúdico sobre os animais sinantrópicos que são encontrados no meio urbano, em especial os roedores e o mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, bem como os demais animais que vivem ou são atraídos pelo lixo (como escorpiões e baratas).  Foi distribuído material informativo aos munícipes.

 

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, a ação educativa é importante para a sensibilização das pessoas, que muitas vezes desconhecem os problemas ocasionados pelo descarte incorreto do lixo. O plantio além de ter o objetivo da arborização urbana, é forma de motivar a população a cuidar do ambiente e do local onde moram.