Animais idosos do Zoo receberam visita de grupo da terceira idade

Por: Bia Negrão

Todos os seres vivos envelhecem. Até mesmo os animais que fazem parte do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Para conscientizar as pessoas sobre esse fato, na quinta-feira (08), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins, realizou a ação “Conhecendo os Animais Idosos do Zoo”. Aproximadamente 30 pessoas da melhor idade, sendo alguns integrantes do Clube Ecológico Roda Viva, participaram da atividade, que consistiu na visita aos animais mais velhos do Zoo.

Fazem parte dessa faixa etária os elefantes cinquentões Sandro e Haisa; o hipopótamo Yuri, que já está com 42 anos; a Leoa Suzi, de 18 anos; o pelicano Pepe, de 45 anos; o jacaré Wally, de 50 anos e o chimpanzé Black, com seus 52 anos. A atividade também contou com palestras sobre “Como Envelhecer de forma saudável” e também “Cuidados especiais com os animais idosos do Zoo” e visita monitorada animais idosos do zoo.

A técnica ambiental e educadora do Zoo Sorocaba, Peônia B. M. Pereira,  explicou que a ação é importante para possibilitar que a população entenda que os animais também possuem seu ciclo de vida, ficando idosos e precisando de cuidados específicos, tratamentos de saúde e muito carinho. “Esta ação tem um significado especial para a equipe de Educação Ambiental, pois permite que abordemos conjuntamente o processo de envelhecimento das pessoas e dos animais, gerando uma identificação entre as espécies e mostrando que todas as formas de vida são importantes”, ressaltou Peônia.

Uma equipe do “Irmã Dulce – Instituto Politécnico de Enfermagem Ltda” também esteve à disposição dos participantes para aferição da pressão sanguínea.

Tags: