Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/antas-e-anfibios-serao-homenageados-no-zoo-neste-sabado/
Acessado em: 04/06/2020 - 08h10

Antas e Anfíbios serão homenageados no Zoo neste sábado

Por: Letícia Campos

Foto: Fernando Abreu

Na manhã deste sábado (27), o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros de Sorocaba estará comemorando duas datas muito importantes, o Dia Mundial da Anta (“World Tapir Day”) e do Dia Internacional da Conservação dos Anfíbios (“Save the Frogs Day”). As datas comemorativas foram criadas para alertar as pessoas sobre a necessidade de preservação destes animais, que têm papeis importantes na natureza e estão ameaçados de extinção.
Denominada “jardineira da floresta”, a anta é o maior mamífero do Brasil, e tem um papel fundamental na natureza, atua como dispersora de sementes, mantendo as florestas saudáveis. No Brasil, a anta-comum (Tapirus terrestris) é considerada em extinção devido a destruição das florestas, a caça ilegal e também pelos atropelamento em estradas.
Os sapos, as rãs, as pererecas e as salamandras fazem parte de um grupo de animais denominado de “anfíbios”, a característica mais marcante dos seres vivos desta classe é o seu ciclo de vida ser dividido e duas fases, uma aquática e outra terrestre. Estes animais têm o papel de indicadores ambientais, além de controlarem a quantidade de insetos do meio onde vivem, como por exemplo, o mosquito da dengue.
Neste sábado, além da exposição de animais e de outras atividades diversificadas, o visitante poderá participar da campanha de votação para a escolha do nome do filhote de anta macho, que nasceu no Zoo de Sorocaba, em dezembro de 2018. Foram selecionados três opções de nomes que remetem às características da espécie ou de seu habitat.

Tapir – Nome da espécie na língua inglesa e também referência ao nome científico da espécie, que é Tapirus terrestris.
Muruci – Planta que ocorre em biomas onde a anta vive e que dá um pequeno fruto amarelo.
Marmelo – Planta que ocorre no cerrado (um dos biomas que a anta vive) e que dá um fruto verde parecido com uma goiaba.

Haverá a votação presencial, que acontecerá neste sábado das 9h às 12h e também uma votação online até o dia 10 de maio, através da Página Oficial do Zoo de Sorocaba no Facebook: https://www.facebook.com/zooquinzinhodebarros/. O nome mais votado será anunciado no dia 11 de maio às 11h30 em frente ao recinto da espécie e os visitantes poderão acompanhar a entrega de um “presente” para estes animais. O Zoo de Sorocaba está localizado na Rua Teodoro Kaisel, 883 Vila Hortência.

Muito Mais por Sorocaba!