Anunciada lista parcial de contemplados para o Altos de Ipanema

Por: Leandro Nogueira

 

A lista parcial com os nomes de 1.652 contemplados para os apartamentos  do Residencial Jardim Altos de Ipanema foi divulgada na tarde desta segunda-feira (31) pelo prefeito José Crespo, em entrevista coletiva. “Estamos muito felizes em anunciar os nomes de centenas de famílias contempladas, com segurança que terão acesso aos seus apartamentos”, comentou o prefeito José Crespo. A coletiva de imprensa contou com a presença de alguns dos contemplados. A lista com os nomes pode ser conferida no endereço https://goo.gl/PffLbt .
São 2.160 apartamentos e todos os sorteados que comprovaram atender os requisitos do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) têm direito às moradias. Outros 352 aguardam as análises da Caixa Econômica Federal e recursos para comprovar que continuam dentro dos critérios do programa MCMV. Os demais 156 serão destinados às famílias que vivem em áreas de risco. Mas esse número pode aumentar, dependendo do resultado das análises dos 352.
Duas estratégias puseram fim ao problema gerado pela administração passada, quando foram sorteados candidatos, sem que a eles ficasse claro que estavam concorrendo para reserva. O secretário Habitação e Regularização Fundiária da Prefeitura, Maurício Campanati, explicou que uma das estratégias adotadas foi a de enviar para a análise da Caixa Econômica Federal a relação de todos os sorteados, tanto aqueles o do sorteio para concorrer às vagas de apartamentos como os concorreram para a reserva.
Outra estratégia foi a de convocar todos aqueles indicados pela administração anterior  como moradores de área de risco. Na convocação foi averiguado se realmente continuavam ocupando áreas de risco e se atendiam os demais critérios do programa MCMV, como por exemplo, a renda familiar. Dos 649 que estavam indicados, 172 comprovaram permanecer nas mesmas condições que dão direito aos apartamentos.
O secretário Maurício Campanati prevê que todos os apartamentos serão entregues em dezembro. Ele estipula tal expectativa ao avaliar que todos os trabalhos da construtora Cury Construtora para liberar o Residencial Jardim Altos de Ipanema estão em cerca de 97%. Outra melhoria exigida pelo Ministério Público, conforme acordo previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), é a ampliação da rotatória de acesso aos residenciais, já chegaram a 30% em um mês de trabalho.

O clima foi de muita emoção durante a entrevista coletiva, já que nove pessoas entre as sorteadas para a lista de reserva e que em 2016 foram levadas a acreditar contempladas, estavam presentes. A primeira-dama Lílian Crespo, anunciou o nome de cada um dos presentes como contemplados, o que fez com que muitos deles começassem a chorar.

Além do prefeito, participaram da entrevista coletiva o vereador Irineu Toledo, o secretário municipal da Habitação e Regularização Fundiária,  Maurício Campanati; da Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira; de Licitações e Contratos, Alexandre Robim; de Conservação, Serviços Públicos e Obras, Fábio Pilão; de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais, Eric Vieira; da Fazenda, Fábio de Castro Martins; a secretária-adjunta da Educação, Vivane Arruda e o secretário-adjunto de Licitações e Contratos, Alexandre Ataíde.

Tags: