Apresentação de trabalhos marca encerramento do Projeto Ambientação

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

A apresentação dos trabalhos marcaram nesta quarta-feira (9) a finalização do Projeto Ambientação, promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e em parceria com a Fundação Toyota do Brasil. O principal objetivo da ação é cumprir com as metas e ações do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Governo Federal, do qual a cidade participa desde novembro de 2014. O intuito é promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental dentro dos ambientes de trabalho em órgãos e entidades públicos.

Entre os 14 grupos que apresentaram os projetos no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), todos eles relacionados ao tema água, sete são de servidores públicos de secretarias municipais e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Para a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Edith Di Giorgi, que também participou das apresentações, é importante que a parceria da Prefeitura na iniciativa, cujos projetos apresentaram propostas para a economia de recursos financeiros e ambientais. “Desenvolver um conjunto de ações para uma cidade cada vez mais justa é a meta dessa administração.” Ela destacou ainda que todos os trabalhos apresentados superaram as metas, que tinham como principal objetivo reduzir o consumo de água em seus locais de funcionamento.

O Projeto Ambientação da Fundação Toyota visa à minimização de impactos ambientais no ambiente de trabalho, por meio de ferramentas de gestão que são multiplicadas aos funcionários. A iniciativa existe há oito anos e foi aplicada aos servidores municipais, bem como a integrante da Pastoral da Juventude e alunos de duas escolas estaduais.

Durante as aulas, eles aprenderam a utilizar a ferramenta de gestão conhecida como Toyota Business Pratices (TBP), disponibilizada pela empresa, que permite o diagnóstico claro sobre o real problema a ser vencido, onde e como ele ocorre e do que depende para ser solucionado. A metodologia ensinou os participantes do curso a fazerem um diagnóstico preciso, com indicadores e investigação de causa do problema, bem como a promover a resolução de probelmas e monitorar tudo. O curso foi ministrado pela chefe de relações da Fundação Toyota, Elaine Marucci.

O servidor municipal Rafael Rodrigues Nazári, apresentou o projeto de Ambientação para o Paço Municipal. Ele destacou ainda que participaram do grupo outros cinco servidores e que, durante o período de curso, analisaram que o maior consumo de água no Paço ocorre nos banheiros. Diante disso, chegaram ao consenso que, a partir da implantação de dispositivos, conseguiriam atingir a redução significativa. “Nossa meta agora é implementar esses dispositivos em todo o Paço”, conclui.

Também marcaram presença no Parque Tecnológico de Sorocaba Steve St. Angelo, CEO da Toyota do Brasil; Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil, além de representantes de secretarias municipais e colaboradores do projeto.

 

Tags:,