Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/arrastao-contra-dengue-sensibiliza-moradores-da-vila-nova-sorocaba/
Acessado em: 24/06/2019 - 11h30

‘Arrastão contra dengue’ sensibiliza moradores da Vila Nova Sorocaba

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

Ao som de apitos, entrega de panfletos informativos e exposição de faixas, a Secretaria da Saúde (SES) realizou na manhã desta quinta-feira um arrastão contra a dengue no bairro da Vila Nova Sorocaba. A ação contou com aproximadamente 30 pessoas e foi liderada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Sorocaba em parceria com o Conselho Local de Saúde, Conselho de Segurança da Região Norte, Polícia Militar e estagiários do curso técnico de enfermagem da Escola Ciclo Vital.

O primeiro local a ser abordado foi a feira livre do bairro, onde os moradores receberam orientação de como combater o mosquito Aedes aegypti e sobre o número de casos nessa localidade que já somam 64 confirmações. Em Sorocaba, até o momento, foram confirmados 241 casos.

Cada integrante da passeata usou um apito para emitir som e chamar a atenção das pessoas pelas ruas. Depois da feira livre, o próximo ponto foi a Praça Laudelino do Amaral, conhecida como Praça do Coreto. Lá, os participantes efetuaram uma limpeza com o objetivo de retirar todos os recipientes que possam virar criadouros do mosquito.

Com ajuda da Polícia Militar para abordar o trânsito, a passeata prosseguiu até a Avenida Ipanema e os motoristas que paravam para aguardar o sinal verde do semáforo, receberam os impressos informativos e orientações do participantes da ação.

Por fim, a passeata retornou até a UBS Nova Sorocaba, localizada na Avenida Americana, 351. Segundo o coordenador da unidade, Fábio Michel Santiago, ações são feitas regularmente para conscientizar e sensibilizar a população sobre a dengue. “Realizamos toda semana uma intervenção na feira livre do bairro, além de orientar todos os pacientes que passam pela UBS”, explica.

O arrastão também contou com a participação e parceria da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), que disponibilizou um caminhão com dois ajudantes para retirada de materiais insersíveis, além de uma retroescavadeira e um caminhão truck para retirada de entulho.

Nebulização no bairro

Além da passeata, a Divisão de Zoonoses esteve no bairro na última quinta-feira (11) para realizar nebulização de casas com o objetivo de eliminar mosquitos adultos.

O processo de nebulização consiste na aplicação espacial de inseticidas, por meio de um equipamento chamado atomizador. Com o uso da técnica Ultra Baixo Volume (UBV), o produto é fracionado em microgotículas de modo a formar uma névoa que ficará suspensa no ar por aproximadamente trinta minutos até o seu decaimento. Quando essas gotículas entram em contato com os mosquitos os levam à morte em até 24 horas.

A nebulização das residências é um procedimento seguro, tanto para os seres humanos quanto para os animais domésticos. Nas ações são utilizados cerca de 150 mililitros de produto para cada dez mil metros quadrados, o suficiente para atingir os mosquitos.

Muito mais por Sorocaba!