Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/artigo-metade-das-escolas-entregues-pelo/
Acessado em: 23/10/2019 - 01h58

ARTIGO – Metade das escolas entregues pelo nosso governo está na Zona Norte


Artigo publicado na edição desta sexta-feira (15) do jornal ‘Z Norte’

 

*José Crespo

 

Quando assumi o governo de Sorocaba, deixei evidente que este governo iria quebrar paradigmas e intensificar ações em benefício da população nas áreas mais prioritárias, entre as quais está a educação. E temos obtido grandes resultados nessa área. Isto porque, se por conta de gestões passadas Sorocaba teve carência e assumimos essa “herança” de falta de vagas em creches e também no ensino fundamental, por outro lado, na metade de nosso mandato já entregamos seis escolas municipais, das quais a metade delas para a região da Zona Norte. São 2.860 novas vagas no total, sendo 1.750 para essa região da cidade.

Construímos e entregamos à população, no dia 5 de maio de 2018, a Escola Municipal “Renice Seraphim”, no Carandá. Com mais de 3 mil metros quadrados de área construída, a escola é a maior unidade municipal e tem 25 salas de aula, quadra poliesportiva, banheiros, pátio coberto, cozinha, saguão de entrada. A escola atende crianças da pré-escola e do Ensino Fundamental 1, numa região com mais de 20 mil pessoas. A estrutura dessa escola é referência arquitetônica por utilizar um modelo canadense que utiliza painéis estruturados de encaixe e PVC Concreto. Responsabilidade da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (SERPO), que recebeu a missão deste projeto e entregou a obra em tempo recorde: sete meses e meio de muito trabalho.

Além dessa, num período de menos de 15 dias inauguramos outras duas unidades, o Centro de Educação Infantil (CEI-117) “Nathália Orejana”, que fica localizado no Jardim Rodrigo, na Zona Norte da cidade, atendendo 150 crianças e que vai zerar vagas em etapas de creche l e ll.

Nossa administração também inaugurou nesse período o CEI-115 “Marilene de Campos Bernardes Fogaça”, no Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério, também na Zona Norte, que atenderá 100 crianças.

Além de novas unidades e consequentemente a ampliação de vagas, nosso governo também está investindo cada vez mais na qualidade do ensino dos alunos da rede municipal. Diante disso, inovamos ao implantarmos neste ano o Sistema Didático de Ensino Sesi nas escolas municipais de Sorocaba, que concedeu um alinhamento pedagógico alcançando todas as regiões de Sorocaba, estabelecendo sequências didáticas de qualidade e fortalecendo o sistema de ensino-aprendizagem a 57 mil estudantes da rede municipal.

Outro bom motivo com a implantação desse sistema é o atendimento a 14 mil alunos de Pré 1 e Pré 2 que não eram assistidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Além dos livros, o Sistema Didático de Ensino do Sesi vem com formação continuada, presencial, para todos os diretores, vice-diretores, orientadores pedagógicos e professores, estabelecimento de um processo de monitoramento, acompanhamento e avaliação do processo do ensino-aprendizagem e canal online para esclarecer dúvidas dos docentes em tempo real.

A qualidade no ensino passa também pela valorização do professor e sua qualificação. Em 2018, foram atendidos cerca de 3,4 mil profissionais da Educação em nossa cidade, sendo 1,7 mil professores. Foram realizadas formações de variados temas, tais como: “Sala de leitura’, “Leitura na primeira infância”, “Recuperação paralela”, “Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, “Práticas Corporais”, “Grupos de estudos avançados”, “Reunião de grupo de trabalho da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, “Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)”, “Programa de Trabalho de Justiça e Cidadania – Associação dos Magistrados de Justiça do ‘Trabalho da XV Região (AMATRA)”, “Seminário sobre Obesidade Infantil – Uma abordagem multidisciplinar”, “Integração de novos funcionários (cuidadores e estagiários)” e “Encontro formativo para suporte pedagógico”. A rede contou também com uma formação em parceria com o SESC para professores de Educação Física intitulada “Ginástica para todos”.

Além desses programas de aperfeiçoamento, neste ano a Secretaria da Educação passou a contar com as formações do Sistema Sesi de Ensino e as capacitações alinhadas ao novo Currículo Paulista norteado pela BNCC que atenderão cerca de 2,5 mil professores, mais a equipe do suporte pedagógico, que é composta por diretor, vice-diretor e orientador pedagógico.

Apesar disso, a cada dia, a oposição tenta macular nosso governo com denuncismos exacerbados, condenações prévias e sumárias e superficialismo na formação de suas opiniões. Vamos combater essa política rasteira com trabalho intenso e transparência para fazer muito mais por Sorocaba.

 

*José Crespo é prefeito de Sorocaba