Artigo – Sorocaba Inteligente: encruzilhada para o futuro

Por: Secom Sorocaba

*** Artigo do prefeito de Sorocaba, José Crespo, publicado na edição deste domingo, dia 27/01, no jornal Cruzeiro do Sul:

 

Sorocaba Inteligente: encruzilhada para o futuro

 

José Crespo

Há poucos anos, o conceito de Cidades Inteligentes (Smart Cities) parecia uma realidade distante. Hoje, apresenta-se como o melhor caminho a ser seguido no desenvolvimento de centros urbanos em todo o mundo por fazer uso da tecnologia para integrar governos, empresas e sociedade na busca por soluções criativas e inovadoras para diversos problemas, como os ligados ao meio ambiente, mobilidade urbana, habitação, saúde, segurança e muitos outros. Isso envolvendo a cooperação e o verdadeiro espírito público/privado. Neste aspecto, Sorocaba, a partir da nossa gestão, tem intensificado, cada vez mais, investimentos para que a cidade avance neste conceito e ofereça ainda mais qualidade de vida, sendo totalmente produtiva e globalmente conectada com habitantes que partilham seus conhecimentos para resolver os problemas no próprio bairro.
Não à toa, em julho de 2018 Sorocaba foi eleita uma das três cidades do País a fazer parte do projeto Fab City pelo Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha, Centro MIT para Bits e Átomos e a Fundação Fab, instituições internacionais que formam o Grupo Fab City. Além de Sorocaba, fazem parte desse seleto grupo, as cidades de Curitiba e Belo Horizonte. Outro indicador foi divulgado em setembro passado pela conceituada empresa de consultoria Urban Systems ao destacar que Sorocaba subiu 18 posições, isso no período de apenas um ano e agora ocupa o 42º lugar no ranking que avalia as cidades mais conectadas do país, o Connected Smart Cities 2018. E, mais recentemente, no dia 14 de novembro do ano passado, o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), de Sorocaba, foi classificado entre os cinco melhores projetos de mobilidade urbana do mundo. A classificação ocorreu justamente durante o Congresso Mundial de Cidades Inteligentes, realizado na Espanha.
Foi pensando nisso e na viabilização de Sorocaba nesse conceito que convidei um dos maiores conhecedores no assunto, Silvio Barros, para palestrar para os servidores municipais, representantes da sociedade civil e empresários, no último dia 22, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV). Silvio Barros foi prefeito da cidade de Maringá (PR), por duas gestões, quando desenvolveu uma parceria com a sociedade civil organizada, no planejamento e administração da cidade. Foi também secretário de Planejamento e Coordenação Geral, e de Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná.
Nossa cidade é servida por uma boa infraestrutura, sendo que atingiu o primeiro lugar no quesito Potencial de Mercado e o segundo em Infraestrutura, segundo a Endeavor. O aeroporto é um dos que mais recebem pousos e decolagens no País no que se refere ao setor de manutenção aeronáutica. Nossa cidade possui moderno sistema de transporte público e que deverá passar a contar nos próximos anos com o sistema do BRT e VLT.
Possui ainda uma rede formada por 480 quilômetros de fibra óptica interligando todas as unidades da Prefeitura de Sorocaba. O sistema permite mais velocidade na transmissão de dados e informações a uma série de serviços públicos, como o videomonitoramento da Guarda Civil Municipal e de operação de trânsito da Urbes; conexão à internet nos próprios municipais; lousas digitais nas escolas da rede e internet pública. A infovia serve de base ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, cujo objetivo é permitir uma comunicação mais rápida, eficiente e segura entre as unidades municipais, facilitando cada vez mais o acesso aos serviços. Lançamos neste ano o Plano Estratégico de Inovação e também a Zona França de Inovação, que deverão nortear projetos e ações para impulsionar o desenvolvimento, inclusive com parcerias públicos privadas nesse setor.
Nossa administração tem intensificado investimentos que refletem diretamente na qualidade de vida, atração de investimentos e conectividade dos sorocabanos. Só em investimentos públicos os valores chegam a quase R$ 1 bilhão e estão sendo implementados em obras de saneamento, mobilidade, qualidade de vida, saúde, educação e segurança. Para se ter ideia, a Prefeitura de Sorocaba, por meio do trabalho desenvolvido pela Promotoria Econômica, contabiliza R$ 987 milhões em aprovação de financiamentos que serão investidos na infraestrutura do município.
Planejamento urbano e Smart Cities andam de mãos dadas. Só com um real olhar voltado para o futuro é que os gestores públicos são capazes de projetar um desenvolvimento urbano eficiente e este não pode estar atrelado a ciclos políticos, mas sim econômicos. Desta forma, investimentos constantes em tecnologia por parte dos governos, em todas as esferas, são essenciais, pois formam a base de uma Cidade Inteligente. O desenvolvimento da cidade e o bem-estar das pessoas dependerão cada vez mais de parcerias público-privadas, incluindo as áreas da saúde, educação e segurança. Já estamos fazendo isso, mas com enormes dificuldades provocadas por interesses corporativos e por parte de grupos políticos ligados às pessoas que já se declararam pré-candidatas à Prefeitura de Sorocaba, mas pouco ou nada fizeram pelo município e estas declarações de candidaturas vêm faltando ainda dois anos para o próximo pleito. Portanto, vamos deixar de lado factoides inventados com objetivo de desestabilizar uma administração que tem trabalhado e buscado inovação, com transparência e eficiência nos gastos públicos. É preciso respeitar um governo que foi eleito democraticamente pela população sorocabana. Temos uma agenda positiva, com diversas ações, projetos e obras, que vai fazer de 2019 um dos anos mais produtivos das últimas décadas. Temos tudo para fazer muito mais por Sorocaba e já estamos fazendo com toda certeza!

José Crespo é prefeito de Sorocaba.

 

https://www.jornalcruzeiro.com.br/opiniao/artigos/sorocaba-inteligente-encruzilhada-para-o-futuro/

 

Tags:,