Artistas Marco Aurélio e Danny Koritiake grafitaram o terceiro caminhão de lixo de Sorocaba

Por: Ana Maria Fonseca Agmont (Programa de Estágio)

Os artistas Marco Aurélio e Danny Koritiake foram responsáveis por grafitar o terceiro caminhão da coleta de lixo de Sorocaba na última quinta-feira (13). A intervenção artística foi realizada na empresa CSA (Consórcio Sorocaba Ambiental).

O projeto é realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), e tem como objetivo valorizar a arte urbana e deixar os veículos com o visual mais bonito, cujo segmento é importante para o município. A arte de grafite é uma forma de manifestação artística que surgiu no Brasil no final da década de 1970, e desde então está ligando a movimentos urbanos, como o Hip-Hop.

O Governo Municipal está investindo R$ 2.600,00 em cada obra, valor que inclui o material utilizado. A verba do projeto é oriunda de emendas do vereador Péricles Régis.

“A arte te faz pensar, questionar e valorizar detalhes que antes você não enxergava. A arte tira crianças dos caminhos ruins, ela resgata as pessoas e mostra caminhos melhores e cheios de oportunidades. Eu gosto de passar por meio dos meus desenhos, a valorização da natureza e o quanto é importante preservá-la”, conta o artista Danny Koritiake, que começou a grafitar há mais de 20 anos.

Já o artista Marco Aurélio trabalha com arte de grafite há sete anos. De acordo com ele, além de ser uma iniciativa importante para a população, a arte é uma forma de expressar o que cada um sente no íntimo, traduzindo as experiências de vida. “A arte me ensinou a viver, a obra que fiz no caminhão representa o coração e a semente, símbolo do amor. Nela transpareci força, coragem, sabedoria, intuição, espírito, nascimento e regeneração”, afirma.

No total, três de cinco caminhões já foram contemplados com a arte de grafite. Cada um deles ganhará dois painéis grafitados com tamanho de 2,30 m X 1,80 m. O primeiro entregue contém o trabalho dos artistas visuais Will Ferreira e Michel Japs. Já o segundo, dos artistas Danilo Reck e Rafael Furlan.

 

Muito mais por Sorocaba!

 

Tags: