Assistidos pela Amde e familiares vão aprender a fazer horta em garrafa pet

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Ação ambiental da Sema ocorrerá nesta terça-feira (28). Mudas de hortelã, fornecidas gratuitamente pela Secretaria do Meio Ambiente, serão usadas no plantio

Nesta terça-feira (dia 28), das 13h às 17h, a Secretaria do Meio Ambiente participa de uma ação ambiental na Associação Amigos dos Deficientes de Sorocaba (Amde), localizada no Jardim Pagliato. Além de uma palestra sobre alimentação saudável, os familiares e assistidos da entidade vão aprender como fazer uma horta de maneira não convencional, utilizando garrafa pet.

A ação ocorre dentro das atividades propostas pelo Selo Social 2016, da qual as instituições participam. Nesta edição é necessário que os participantes desenvolvam pelo menos um projeto em parceria. Além da Sema e da Amde, fazem parte do grupo a Casa Transitória André Luiz, Contexto Gestão Empresarial, Esamc, Hospital Evangélico, Agência de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba – Inova, empresa Johnson Controls e Associação Fazendo Arte.

Cada integrante contribuirá com a ação de uma forma. A Secretaria do Meio Ambiente vai fornecer gratuitamente aproximadamente 50 mudas de hortelã, uma das diversas plantas medicinais cultivada no viveiro de mudas do Parque Natural “Chico Mendes”, por meio do Projeto Fito Sorocaba, em parceria com a Secretaria da Saúde (SES). Ao final da ação, os participantes poderão levar o seu hortelã na garrafa pet para cultivar em casa.

A horta em garrafa pet é simples e pode ser feita em poucos minutos. A ideia é interessante para quem tem pouco espaço. Além de contribuir com o meio ambiente, reutilizando uma garrafa de plástico, a prática ainda ajuda na saúde da família, incentivando o consumo de produtos de sua própria plantação, sem agrotóxico e com um custo baixo.

O hortelã é uma planta medicinal utilizada para auxiliar na digestão, síndrome do intestino irritável, afecções gastrintestinais, cólicas e gases. Trata-se de uma espécie de clima temperado ou ameno, que suporta baixas temperaturas e devem ser cultivadas em lugares ensolarados ou em sombra parcial. Ela cresce até 30 centímetros de altura.

A Amde é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos de Sorocaba, que presta atendimento a crianças e adolescente com Transtorno Espectro Autista através do Centro de Excelência em Autismo. A entidade está localizada na Rua Comendador Abílio Soares, 870, no Jardim Pagliato.

Sobre o Selo Social

Realizado pelo Instituto Abaçaí, em parceria com o Sesi Sorocaba, o Selo Social é um certificado concedido a empresas, entidades sociais e órgãos públicos que demostrem Compromisso Social. Trata-se de uma estratégia para estimular boas iniciativas e reconhecer o trabalho de instituições que investiram em políticas de desenvolvimento social no Município.

Durante o processo de certificação, os setores se mobilizam na realização de ações em prol da comunidade, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio definidos pela ONU.

Os participantes recebem palestras, seminários, cursos de formação e assessoria individualizada, para planejar suas ações sociais. Durante os cursos de formação, os participantes aprendem, por exemplo, sobre Marketing Relacionado à Causa (MRC), gestão de projetos, captação, comunicação e administração de recursos.

Ao final das atividades, as instituições inscritas no Selo Social devem entregar um relatório final de impacto social. Para obter a certificação, os participantes também têm de comprovar regularidade fiscal e a promoção de investimentos internos que melhorassem a qualidade de vida dos funcionários, além de investimentos externos de ajuda à comunidade.

Tags:,