Atendentes das Casas do Cidadão recebem treinamento sobre a ‘Carta de Serviços’

Por: Thuanne Souza (programa de estágio) supervisão de Marcelo Andrade

Nos próximos dias 13 e 14, a Ouvidoria Geral do Município realizará treinamento em todas as unidades das Casas do Cidadão para orientar os atendentes sobre a utilização da “Carta de Serviços”, que está disponível no portal da Prefeitura, e amplia a capacidade de atendimento do governo às demandas da sociedade em geral, com qualidade e eficácia.
Iniciativa da Ouvidoria Geral do Município, ligada à Secretaria de Gabinete Central (SGC) e em parceria com a Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), as visitas acontecerão durante o expediente, fazendo com que assim, não hajam prejuízos no atendimento ao cidadão, e o atendente possa aprender na prática durante a realização dos atendimentos.
“A Carta de Serviços ao cidadão é um documento que tem por objetivo informar o cidadão sobre os serviços prestados e busca promover a eficiência, a qualidade e a transparência dos serviços de atendimento, bem como facilitar o acesso do público, permitindo que conheça os serviços e seus requisitos”, explica a ouvidora geral do município Liliana de Jesus.
Com o treinamento, o servidor que atua na recepção das Casas será capacitado e orientado a realizar as buscas referente ao serviço que o cidadão solicitar, através da Carta de Serviços, e ainda, informá-lo dos requisitos para solicitá-lo, canais ou locais de atendimento, entre outras informações.
Caso a solicitação do serviço desejado esteja disponível aos cidadãos pela internet, o usuário poderá escolher se realizará a solicitação por meios próprios (computador, celular, tablet, etc), ou através do atendimento da própria Casa do Cidadão, retirando senha para ser atendido nos guichês. Para atendimento pelas Casas do Cidadão, os munícipes deverão estar munidos de documento de identificação, CPF – Cadastro de Pessoas Físicas e informar endereço de correio eletrônico (e-mail).
“O serviço foi implantado visando a modernização, eficiência, excelência e democratização dos resultados, assegurando o princípio fundamental constitucional da Cidadania. Nos atendimentos presenciais nas Casa do Cidadão, os usuários deverão ser atendidos imediatamente e orientados sobre o serviço, e como acessá-los, pois, o cidadão é e deverá ser sempre o foco da nossa Gestão”, conclui Liliana.

Autoatendimento
O canal de serviços funciona de forma simples e de acesso rápido, contando com mais de 400 serviços disponíveis. Ao acessar o site da prefeitura e entrar na guia “Carta de Serviços”, o cidadão poderá ver na tela do computador, tablet, notebook ou do smartphone, 25 outros ícones ilustrativos, representando o serviço que busca. Ao clicar no serviço desejado, o cidadão terá acesso a uma lista ao qual poderá escolher aquilo que necessita. Por exemplo, ao clicar em Saae (Serviço Autônomo de água e Esgoto), terá acesso à informações sobre como solicitar segunda via da conta de consumo, instalação de hidrômetro, fazer reclamações, entre outros serviços. Da mesma forma ao optar por teclar no ícone da Urbes, representado pela figura de um ônibus. Quando o serviço solicitado for online, a ferramenta disponibilizará o acesso através de links, facilitando a vida do cidadão.

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